Coletivo Fluxus Foto e a revolta popular no Equador
(Foto: David Díaz Arcos)
(Foto: Fluxus)
(Foto: Fluxus)
Durante os protestos contra o decreto do presidente do Equador, Lenín Moreno, de dar fim a 40 anos de subsídios aos combustíveis, o coletivo fotográfico Fluxus Foto documentou a fúria da população equatoriana na capital Quito e nas principais cidades do país. Fotógrafos saíram às ruas e relataram a insatisfação da população frente à crise política deflagrada por Moreno. A fotografia emblemática de David Díaz Arcos no centro histórico de Quito ficou marcada como símbolo da revolta popular equatoriana. David Díaz captou uma mulher indígena usando uma máscara no centro de uma nuvem de gás lacrimogêneo que tomava as ruas de Quito. A foto rodou o mundo e foi publicada em diversos sites jornalísticos. Mulheres e indígenas foram protagonistas nas manifestações que culminaram em um acordo entre o governo e lideranças de movimentos sociais, dando fim à onda de protestos que foram marcados pela truculência da polícia. O trabalho do coletivo fotográfico criado em 2017 pode ser acompanhado no Instagram @fluxo_foto.
Retratados por Bob Wolfenson
(Fotos: Divulgação)
O Museu da Fotografia Fortaleza expõe retratos do aclamado fotógrafo Bob Wolfenson. A mostra conta com imagens icônicas de personalidades de diferentes ramos da cultura, da música e da arte brasileira. Fernanda Montenegro, Belchior, Laerte, Sônia Braga e Chico Buarque são alguns dos mais de 150 retratos que formam a exposição “Bob Wolfenson: retratos”. A curadoria da mostra reuniu trabalhos de Bob publicados ao longo de sua trajetória em capas de discos, jornais, revistas e editorias de moda. Com entrada gratuita e censura livre, quem estiver na capital do Ceará pode conferir essa e outras exposições no MMF.
Rihanna em autobiografia visual
A cantora Rihanna acaba de lançar sua autobiografia visual. Publicado pela famosa editora Phaidon, o livro é uma coletânea de fotografias, algumas delas inéditas, que contam a história de sucesso estrondoso de uma das maiores divas da música pop atual. Quem quiser adquirir essa preciosidade terá que desembolsar uma tremenda grana. É bom preparar o bolso! Para quem mora no Brasil, o preço final da publicação pode chegar a R$ 1.500. Além dessa edição, há mais dois livros com tiragens limitadas para colecionadores sendo preparados.