
(Foto Ilustrativa)
“Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças.”
(Sêneca)
Lamentavelmente, podemos antecipar algo em nossa cabeça... lamentavelmente mesmo. Lamentavelmente se formos pessimistas, é claro, pois “ser pessimistas em relação às coisas do mundo e à vida em geral é um pleonasmo, ou seja, significa antecipar o que vai acontecer” (Don Josua)... então se for para sofrer que seja uma vez só: na hora em que acontecer.
Claro é que nossa faculdade de pensar é um presente se bom uso dela fizermos, antecipando soluções. Podemos viajar mentalmente no tempo e resolver situações que se nos apresentam, e isso é supermegapositivo. Resolvemos problemas gigantescos da humanidade simplesmente pensando e antevendo formas de resolução a condições as mais adversas... assim, trazendo grandes benefícios aos homens.
Mas que fique bem claro: antecipar é bom se for para o bem... se nossa capacidade de pensar nos permite viajar para o passado e para o futuro em busca de soluções que nos ajudem. Agora, se nessa viagem no tempo formos cair num passado de remorsos, arrependimentos, ou num futuro de sofrimentos, perdendo o presente que é um presente, melhor parar de pensar já, já!
Ah! um avião pode Ah! um avião pode cair sim... mas isso não pode impedir você de apreciar a vista da janela... não precisa adivinhar se o avião vai cair.