(Foto Ilustrativa)
Principal valor que permeia a ideia da inclusão
é configurado no princípio da igualdade
A Constituição Federal no Brasil assume como fundamental o princípio da igualdade. Mas existe ainda muito o que ser feito na prática do dia a dia. As escolas deveriam estar mais bem preparadas para atender as crianças com necessidades especiais? Sim, uma questão que leva a um questionamento muito grande entre os especialistas. Deveria existir uma nova lei obrigando todas as escolas, municipais, estaduais e particulares, a se adequarem a essa realidade.
Para as crianças portadoras de necessidades especiais a educação infantil ou a pré-escola torna-se ainda mais necessária, pois elas poderão desfrutar ao máximo todas as possibilidades de um ambiente educacional organizado, aproveitando ainda os benefícios do convívio social com outras crianças.
A tendência é a adequação
A pedagoga Helena de Carmo Soares afirma que as escolas de padrão comum tendem a se adequar com espaço físico e pessoal para receber crianças com necessidades especiais.
- As escolas estão atrasadas com esse tipo de adaptação, a demanda é maior do que se pensa, as necessidades exigidas para o atendimento a essas crianças especiais.
Com experiência de mais de 25 anos de profissão, Helena diz que antigamente os pais, a família em geral, tinham receio em trazer crianças especiais para conviver com crianças dentro de uma socialização escolar. Hoje a procura é mais ampla. O conceito das escolas sobre o assunto sem dúvida vem aumentando, mas ainda deve ser feito muito mais.
É importante observar o comportamento
A fonoaudióloga Denise Duarte aconselha a observação em relação ao comportamento da criança. Uma escola bem montada estará pronta a atender essa demanda, com profissionais capacitados e aptos para esse tipo de inclusão.
- Temos que observar a questão num todo, a inclusão está sendo feita com os alunos especiais e também com os demais alunos, portanto, a orientação deverá ser mútua, trabalhar as necessidades de aceitação de todos, estar sempre avaliando mudanças de comportamentos de todos.
É preciso levar a educação a sério
Para que isso seja feito com êxito é preciso uma boa política social neste país e principalmente levar a educação a sério.
O principal valor que permeia, portanto, a ideia da inclusão é configurado no princípio da igualdade, pilar fundamental de uma sociedade democrática e justa. A diversidade existe e requer tratamentos para que não se transforme em desigualdade social.