Publicidade

RH

Realidade Brasileira

A inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas

Na educação infantil ou a pré-escola torna-se ainda mais necessária, pois elas poderão desfrutar ao máximo o convívio social com outras crianças

Colunistas  –  06/03/2013 10:46

1009

(Foto Ilustrativa)

Principal valor que permeia a ideia da inclusão

é configurado no princípio da igualdade

 

A Constituição Federal no Brasil assume como fundamental o princípio da igualdade. Mas existe ainda muito o que ser feito na prática do dia a dia. As escolas deveriam estar mais bem preparadas para atender as crianças com necessidades especiais? Sim, uma questão que leva a um questionamento muito grande entre os especialistas. Deveria existir uma nova lei obrigando todas as escolas, municipais, estaduais e particulares, a se adequarem a essa realidade. 

Para as crianças portadoras de necessidades especiais a educação infantil ou a pré-escola torna-se ainda mais necessária, pois elas poderão desfrutar ao máximo todas as possibilidades de um ambiente educacional organizado, aproveitando ainda os benefícios do convívio social com outras crianças. 

A tendência é a adequação 

A pedagoga Helena de Carmo Soares afirma que as escolas de padrão comum tendem a se adequar com espaço físico e pessoal para receber crianças com necessidades especiais. 

- As escolas estão atrasadas com esse tipo de adaptação, a demanda é maior do que se pensa, as necessidades exigidas para o atendimento a essas crianças especiais. 

Com experiência de mais de 25 anos de profissão, Helena diz que antigamente os pais, a família em geral, tinham receio em trazer crianças especiais para conviver com crianças dentro de uma socialização escolar. Hoje a procura é mais ampla. O conceito das escolas sobre o assunto sem dúvida vem aumentando, mas ainda deve ser feito muito mais. 

É importante observar o comportamento 

A fonoaudióloga Denise Duarte aconselha a observação em relação ao comportamento da criança. Uma escola bem montada estará pronta a atender essa demanda, com profissionais capacitados e aptos para esse tipo de inclusão. 

- Temos que observar a questão num todo, a inclusão está sendo feita com os alunos especiais e também com os demais alunos, portanto, a orientação deverá ser mútua, trabalhar as necessidades de aceitação de todos, estar sempre avaliando mudanças de comportamentos de todos. 

É preciso levar a educação a sério 

Para que isso seja feito com êxito é preciso uma boa política social neste país e principalmente levar a educação a sério. 

O principal valor que permeia, portanto, a ideia da inclusão é configurado no princípio da igualdade, pilar fundamental de uma sociedade democrática e justa. A diversidade existe e requer tratamentos para que não se transforme em desigualdade social.

Por Simone Storino  –  storinos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×