Publicidade

Premiação 2026

Reflexão

Mentiras

Diga a verdade, sempre a verdade, mesmo que doa, mesmo que vá causar tristeza, mesmo que pense que (o outro) não poderá suportá-la

Colunistas  –  19/07/2020 19:36

9514

 

(Foto Ilustrativa)

Caso insista em mentir, a pessoa poderá ficar doente, impotente, perdida, a mentira é uma doença que por ironia só pode ser curada com a verdade

 

A mentira branca faz parte do nosso tecido social. É o que nos impede de ferir emocionalmente ou insultar uns aos outros com a verdade fria, dura e dolorosa. Todo mundo busca viver uma vida sem violência e agressão, de modo a não ferir as pessoas. Se você ver alguém vestindo uma roupa nova que não lhe agrada, você vai dizer que está ótimo, de modo a não magoar”. 

No livro “12 Regras para a Vida”, no capítulo 8, o escritor Jordan Peterson diz que em um momento de sua vida percebeu “que quase tudo o que dizia não era verdade. Tinha razões para dizer aquelas coisas: queria vencer os debates, ganhar status, impressionar as pessoas e conseguir o que queria. Eu estava usando a linguagem para forçar o mundo a me dar o que achava que era necessário”.

Mentiras...

Mas o autor continua e conclui que agindo daquela forma “era falso. Quando percebi isso, comecei uma prática de apenas dizer coisas às quais a voz interna não se oporia. Comecei a praticar dizer a verdade - ou, pelo menos, não mentir. Aprendi logo em seguida que essa habilidade era muito útil quando não sabia o que fazer. O que fazer quando não sabemos o que fazer? Diga a verdade”.

Diga a verdade... sempre!

Caro(a) amigo(a), “diga a verdade, sempre a verdade, mesmo que doa, mesmo que vá causar tristeza, mesmo que pense que (o outro) não poderá suportá-la, saiba que, embora demore, a pessoa ficará bem, caso insista em mentir, ela poderá ficar doente, impotente, perdida, a mentira é uma doença que por ironia só pode ser curada com a verdade”.
(Leandro A. Machado - com adaptações)

________________________________________________________

 

Por Rosangela Calza  –  rocalza@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×