A coluna “Olhar Errante” de setembro destaca as novidades do universo da fotografia nacional. Fotoativismo, fotojornalismo e produções fotográficas mostram um cenário aquecido para encarar o novo normal criado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A nova data para realização do Paraty em Foco já está definida. O Festival Internacional de Fotografia acontece de 21 a 25 de outubro. Devido à pandemia, o calendário do principal festival de fotografia do Brasil sofreu alteração para seguir todas as recomendações de segurança. A parte presencial do festival acontecerá toda ao ar livre e as outras atividades, como cursos, palestras e leitura de portfólios, serão online com transmissão pelas redes sociais do PEF 2020.
________________________________________________________
As novidades do universo da fotografia
Ninja Foto na área
Um novo coletivo fotográfico foi lançado no brasil. O Ninja Foto é composto por um time de fotógrafos ativistas e nasceu da necessidade de potencializar olhares nos quatro cantos do país. Olhares que denunciam mazelas em diferentes esferas da sociedade. Fotografias repletas de luta, consciência de classe, combate às desigualdades, sensibilidade e engajamento coletivo. Tudo isso você encontra no instagram @ninja.foto. Bora seguir!
Fotos Pró Rio
O FotoRio, Galeria Aymoré, Ateliê Oriente e o coletivo Retrato Espaço Cultural lançam ação articulada para ajudar três ONGs, fotógrafos e artistas visuais que foram afetados devido ao novo coronavírus. Fotografias de profissionais renomados estão à venda no site oficial Fotos Pró Rio. Entre as obras é possível comprar trabalhos de fotógrafos como Daniel Marenco, José Diniz, Luiz Baltar, Tuane Fernandes e Nair Benedicto. Ao todo, participam do projeto 480 autores. As fotos custam R$ 180 e foram selecionadas por 80 curadores.
Os bastidores de Brasília
Enquanto os rumos do país são traçados em Brasília, fotojornalistas cobrem os bastidores do polêmico e conturbado governo do presidente Jair Bolsonaro. Veteranos como Orlando Brito e jovens como a fotojornalista Gabriela Biló ilustram o cotidiano no planalto central. A frase clichê “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido quando o assunto é o atual governo.
(Fotos:Gabriela Biló)