(Foto Ilustrativa)
Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), milhares de brasileiros perderam uma parte da sua renda e buscam alternativas de negócios
A internet permite testar o funcionamento de uma boa ideia com o mínimo de investimento possível. Seja você um artesão ou mesmo um revendedor, é possível usar diversos canais para vender online com pouco investimento.
Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), milhares de brasileiros perderam uma parte da sua renda e buscam alternativas de negócios para manter as contas em dia.
Além disso, empresários que antes atendiam apenas fisicamente viram suas lojas fechadas parcial ou totalmente, com forte redução de caixa.
Pensando nas duas situações, eu reuni aqui uma série de dicas de soluções disponíveis para quem quer vender online com baixo investimento. Avalie qual é o canal mais adequado para sua necessidade e inicie já um novo negócio.
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Enjoei
Famoso entre o público jovem, o site surgiu de uma ideia de revender peças usadas dos seus criadores e amigos, e conta atualmente com mais de 7 milhões de inscritos.
Com mais de dez anos de existência, o Enjoei cresceu e ampliou a área de atuação. Hoje é possível vender itens usados, novos e até trabalhos artesanais.
Como o investimento é baixo e o vendedor paga uma comissão diante de cada venda, é importante ter foco no cliente para ter sucesso na plataforma.
Mercado Livre
Um dos mais tradicionais sites de venda entre pessoas físicas é o Mercado Livre. É praticamente impossível que você não tenha ouvido falar dele.
No passado, o site apenas intermediava a venda de itens usados, mas evoluiu no projeto de marketplace e tem no fórum de interação entre clientes e vendedor um dos seus diferenciais.
O ML é o 5° site mais acessado do Brasil e movimenta mais de R$ 5 milhões por ano.
Durante a pandemia, o site investiu muito em publicidade na TV e disparou em vendas de artigos para artesanato e para exercícios físicos.
O site é uma oportunidade para diversos produtos. Invista em boas fotos e descrição detalhada dos seus itens.
Elo7
Se você é artesão ou mesmo um estilista e quer colocar seus produtos online para venda, com certeza esse será o melhor lugar.
Invista no trabalho de descrição das características dos seus produtos e também em fotografias de qualidade. Os produtos podem ser artesanais, mas a divulgação não.
Grupos de Facebook
Pouca gente sabe o poder que os grupos segmentados do Facebook têm para gerar vendas. Aquilo é uma máquina, principalmente se você for honesto em suas divulgações.
Lá, as pessoas estão tratando de um tema em questão e você pode aparecer com uma dica de uso ou mesmo propaganda direta. Um erro comum é não colocar o valor nas peças. Não faça isso!
Quando um produto é anunciado sem preço demonstra que você não sabe quanto ele vale ou quer fazer leilão pela melhor oferta, as duas opções são negativas.
Coloque o seu produto com lindas fotos, descreva detalhadamente a peça e também coloque estoque e preço. Assim, quem entrar em contato já está com maior probabilidade de compra.
Vendas por WhatsApp
Essa talvez seja a solução mais simples e prática para quem deseja vender online com pouco investimento. O aplicativo já é usado por quase 100% dos brasileiros e permite uma redução nos gastos com telefonia, desde que esteja dentro de uma rede wi-fi.
Para vender no WhatsApp você precisa criar um sistema de cadastro de clientes, que pode ser uma simples planilha online, ou usar um CRM com a evolução dos serviços. Mantenha os dados dos contatos sempre atualizados e com informações sobre os seus interesses, isso vai te ajudar a ser mais assertivo na divulgação.
Por exemplo, se você pretende vender roupa online com pouco investimento, armazene as medidas e estilos que as suas consumidoras mais gostam e, ao receber novas peças nestas características, envie para cada uma e avalie o interesse delas, antes mesmo de oferecer para quem não é cliente.
Estabeleça um horário de atendimento e seja sempre cordial!
Essas aqui são as dicas para quem quer vender online com pouco investimento. Esta situação força você a se diferenciar em detalhamento dos seus produtos e atendimento mais humano para um tipo de venda consultiva.
Se você for efetiva nestas características apontadas acima, as chances de sucesso do seu negócio serão bem maiores.
> Se você quer investir em alimentação, veja aqui outro artigo que escrevi sobre esse tema.