(Fotos: Acervo PoeArt)
Tanussi Cardoso e Gilberto Mendonça Teles são homenageados, respectivamente, na “VIII Coletânea Viagem pela Escrita” e na “XI Coletânea Século XXI”
Os poetas Gilberto Mendonça Teles e Tanussi Cardoso são os homenageados pela PoeArt Editora em suas mais recentes coletâneas.
XI Coletânea Século XXI
O consagrado poeta e professor Gilberto Mendonça Teles é o homenageado na “XI Coletânea Século XXI”, pela grandeza de sua obra e pelos 90 anos de vida completados em 30 de junho de 2021. A coletânea é o resultado da XI Seletiva Nacional de Poesia. Reúne 56 escritores de 17 estados brasileiros - Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe - mais o DF, divididos em duas modalidades de participação: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados.
Conforme o Regulamento, uma comissão avaliadora, formada por nomes do meio local, classificou cinco poemas em primeiro lugar:
. “Musa”, de Heloisa Helena de Campos Borges;
. “Poema de uma alma nua”, de Mauro Profeta;
. “O dia antes do fim - soneto I”, de Reynaldo Valinho Alvarez;
. “Pés que deixaram saudades”, de Rosa Regis;
. “Soneto de ponto final”, de Thiago de Loreto Treichel.
VIII Coletânea Viagem pela Escrita
O consagrado poeta Tanussi Cardoso, autor de uma obra rica e vastíssima, com destacada atividade literária no Brasil e além-fronteiras, é o homenageado na “VIII Coletânea Viagem pela Escrita”. Buscamos evidenciar um pouco de sua importante trajetória e na história da cultura brasileira, com o registro em um capítulo especial deste livro. A coletânea é o resultado do VIII Concurso Nacional Viagem pela Escrita. Reúne 50 escritores de dez estados brasileiros - Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo - mais o DF, Portugal e Suíça, divididos em duas modalidades de participação: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados.
Conforme o Regulamento, uma comissão avaliadora, formada por nomes do meio local, classificou cinco poemas em primeiro lugar:
. “Inquilino”, de Amalri Nascimento;
. “Manhã de abril”, de Consuelo Pagani Vieira Machado;
. “Musa”, Eurípedes Leôncio Carneiro;
. “Além do mar”, de Iza Engel;
. “O revés de uma saudade” de Renato Souza Ferraz.