(Fotos: Dhilma Pólen)
Poetisa possui a transparência de uma adolescente meiga
que busca a maturidade, brincando com a arte de escrever
A coluna "Sem Fronteiras" abraça as amigas leitoras, pelo mês que é dedicado às mulheres de todas as raças e classes sociais, escrevendo sobre Luiza Pettersen Marconi. Mulher de coragem e muita persistência, que um dia deixou o seu pai no interior (Carangola de Minas - 1945) e veio para Volta Redonda buscar uma vida melhor, onde hoje carrega consigo as experiências e superações da própria lida. Quando conversei com Luiza, recebi otimismo, muita vontade de viver com aquela alegria de alcançar metas, cujos caminhos, em alguns momentos, foram obscuros, mas cheios de vontade e possibilidades para ser mais do que vencedora.
Passei uns dias meditando sobre uma série de coisas da vida. Comparei algumas atitudes humanas e pude destacar valores imprescindíveis em determinadas pessoas, como Luiza, a poetisa e excelente profissional. Resolvi visitar essa amiga. Nunca havia ido à sua casa. Fiz uma surpresa. Não fui com a intenção de fazer matéria ou outra coisa parecida. Simplesmente, fui vê-la pessoalmente. Chegando lá, fui recebida carinhosamente pela linda Luiza.
Como uma menina de 15 anos
Embora com idade avançada, a poetisa demonstra em seu olhar, em seus gestos, uma menina de 15 anos. Sim, ela possui a transparência de uma adolescente meiga que busca a maturidade, brincando com a arte de escrever... Sim, Luiza é a própria personagem de suas poesias.
A sala de visitas de sua casa, aconchegante como casa de boneca, e também de majestosas lembranças. Ficamos ali horas conversando sobre o passado, o presente e sonhando com o nosso futuro, que acreditamos ser muito legal, porque somos artistas: eu, cantora lírica; ela, uma romântica poetisa.
Uma brilhante carreira
Luiza: "A empresa Avon proporcionou dignidade e momentos sociais de requintes"
Após ouvir a história de cada livro que escreveu, sinto que "Vida em trânsito" é o mais significativo à sua alma. É muito bem ilustrado com as próprias fotos de Luiza nos diversos lugares por onde passou, levando a sua arte, ou no cenário luxuoso que a Avon a proporcionou. Nessa empresa, aquela mocinha humilde que veio para a cidade grande fez uma brilhante carreira, passando de uma simples vendedora a chefe promotora da empresa.
Luiza me disse cheia de emoção: "A empresa Avon proporcionou dignidade e momentos sociais de requintes. Foram muitas as viagens que fiz e o mais importante foi que saí do cargo para me aposentar" (Mostrou-me seus títulos e quadro de honra da Avon).
Uma tarde memorável
Luiza, mãe de Edson Pettersen Marconi, pianista e também poeta, nesse dia em que estivemos juntas conversando, convidou-me para tomar o café da tarde sobre a mesa super bem arranjada, onde também Edson participou conosco daquele momento ímpar. Foi uma tarde memorável, falamos sobre o verdadeiro amor e pudemos sonhar com um futuro salutar de nossos jovens, filhos e netos. Basta que todos tenham fé e sejam persistentes em tudo que fizerem.
Amizade é coisa para se guardar. Assim, resumo, timidamente, a história de Luiza - a grande mulher que adornou com perfumes e maquiagens outras lindas mulheres.
> Dhilma Pólen germinando o amor. Contato: (24) 9219-2216.