(Fotos: Divulgação)
Grêmio: Biblioteca Érico Veríssimo conta com mais de 6.000 livros
Um dos principais e mais importantes sodalícios da região completou em 6 de março 38 anos ininterruptos de atividades e histórias literárias. Fundado em 1975 na cidade de Barra Mansa, onde tem sede e foro, é uma associação civil beneficente, de fins culturais, sem fins lucrativos, constituída por número ilimitado de associados, que não respondem solidária nem subsidiariamente pelas obrigações assumidas pela associação. Sua finalidade é incentivar o cultivo e as manifestações da arte literária, bem como prestigiar as atividades jornalísticas, congregando e promovendo seus integrantes.
A associação, cuja duração será por tempo indeterminado, não tem, nem poderá ter, serventia política ou religiosa, devendo entre seus integrantes prevalecer o interesse exclusivo pela arte - sem distinção de cor, credo, posição social, raça. Sua ata da assembleia de fundação foi realizada nos salões da Associação Comercial, Industrial e Agro-Pastoril de Barra Mansa, em 6 de março de 1975, tendo a participação de importante nomes da cidade.
Entidade é considerada de utilidade pública
Grebal tem sede própria desde 1985, localizada na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, no Centro da cidade
Seu patrono é o grande escritor Olavo Bilac, tem seu Hino Oficial (com Letra do poeta resendense Wilson Montemór e música/arranjo de Antonino Sampaio), possui sede própria desde 1985, localizada na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, 44, no Centro da cidade, erguida no terreno doado pela prefeitura do município. O edifício-sede se divide em uma ampla loja no térreo (está alugada a um mercado) e dois salões (2º e 3º pisos). No segundo piso (denominado Salão Paulo Rocha) encontra-se a Biblioteca Érico Veríssimo (1905-1975) com mais de 6.000 livros, incluindo uma coleção doada por Mafalda Veríssimo, viúva do escritor, dentre outras preciosidades da literatura, no mesmo também funciona recepção e secretaria. Já no terceiro piso tem-se o auditório José Lourenço (1913-1995), amplo salão com capacidade para mais de 200 pessoas, onde são realizados os seus memoráveis eventos.
Não poderia deixar citar que a instituição já editou e lançou mais de 50 títulos de livros e teve apenas duas presidentes mulheres, a inesquecível e saudosa professora e escritora Eliette Ferreira (durante dez anos) e a professora, escritora e acadêmica Matilde Diniz Lacerda. Atualmente tem como presidente o escritor José Fleming (abaixo, dados sobre ele) e como secretario Jesse Chiesse, filho do ex-prefeito João Chiesse e primo do também ex-prefeito e ex-deputado federal professor Moacir Chiesse. Para este ano de 2013, estão em preparo os seguintes livros: "Homenagem ao centenário do jornalista e escritor José Lourenço" e "Prosa e verso XVI".
Edifício-sede em Barra Mansa se divide em uma ampla loja no térreo e dois salões
Os sócios fundadores
Adelaide da Cunha Franco, Adilson Braz Ferreira (suplente), Alan Carlos Rocha (Conselho Fiscal), Alexandre Polastri Filho (Conselho Fiscal), Arlindo Lopes Ferreira, Denise Arneiro Deslandes, Eliette Oliveira Ferreira (2ª secretário), Francisco Nogueira (presidente), Iramar Maia Arbex (suplente), Jane Maleck (1ª secretária), Jayme Rangel Leal, J. M. do Lago Leal (bibliotecário), José Augusto Amado (suplente), José de Oliveira, José Fagundes Pinto, José Lourenço (vice-presidente), Milton Rangel (1º tesoureiro), Olavo Guilherme Marassi (2º secretário), Oscar Marchi Nora (suplente do C.F.), Oswaldo Porto (Conselho Fiscal), Regina Maria Ferreira da Costa, Rômulo Boa Nova Neto e Tertuliano Feitosa (suplente do C.F.).
Confira os lançamentos mais recentes
. Dezembro de 2012: Prosa e verso XV - Coletânea anual do Grebal; Viagens inesquecíveis - Lourdes Neves Cúrcio; JK e Fiat brasiliae - Asséde Paiva e José Fleming; Cardápio poético - Jean Carlos Gomes.
. Julho de 2012: Haicais, épica & sonetos - Antônio Oliveira Pena, José Fleming e Menulfo Nery Bezerra; Andanças do coração - Mércia Heloisa Christani; As pedras da catedral - J. M. do Lago Leal (relançamento); Diário de um romeiro - Carlos Elias dos Santos Curty (edição independente).
. Em 2011: Contos da lua negra - José Fleming; As pedras da catedral - J. M. do Lago Leal; Prosa e verso XIV - Vário autores.
. Em 2010: Prosa e verso XIII - Vários autores.
> Visite, conheça ou associe-se ao Grebal. Dias e horário de funcionamento: de terça a sexta-feira,das 14h às 17h30. Telefone (24) 3322-3273.
José Fleming, 84 anos, em pleno vigor e atividade
Escritor e baluarte da literatura da região, José Fleming tem 35 anos de Grebal: 26 na diretoria, sendo atualmente o presidente do grêmio. Nasceu no sul de Minas, na cidade de Conceição do Rio Verde, em 1929. Mudou-se com a família para Volta Redonda em 1945. Passou a residir em Barra Mansa em 1955. Em 1978 entrou como sócio no Grêmio Barramansense de Letras. Em 1987 passou a fazer parte da diretoria do Grebal no cargo de diretor de patrimônio. Iniciou sua vida literária, publicando seus trabalhos inéditos nas coletâneas do Glan (Grêmio Literário de Autores Novos), de Volta Redonda, e em jornais da região. Participou em concursos nacionais de literatura, com várias premiações. Seu conto "As duas ossadas" - que termina a história de "O Guarani" - foi agraciado com medalha de ouro pela Academia Valenciana de Letras. Explora em seus escritos os temas de surrealismo e fantásticos.
Obras publicadas: Balaio de paiol, contos - obra premiada; Peneira furada, contos - obra premiada; Contos da lua negra, contos fantásticos. Os olhos do falecido, contos - com Eliette Ferreira e Francisco Nogueira; Haicais, épica & sonetos, com Antônio Oliveira Pena e Menulfo Nery Bezerra. Inéditos: Jacás de orquídeas, poemas; Pilão e gamela, contos e poemas.
É membro fundador da Academia Barramansense de História e da Academia Barramansensse de Letras. Agraciado com a Medalha de Mérito Literário Olavo Bilac pelo Grebal. Foi integrante do Conselho Municipal de Cultura de Barra Mansa.