(Foto Ilustrativa)
A temática da gastronomia é cada vez mais explorada nas séries documentais da empresa
A Netflix é a plataforma de streaming mais famosa do mundo e oferece um catálogo cada vez maior de filmes, séries e documentários para os seus clientes. Para além de uma plataforma, a Netflix passou a ser também produtora, dando origem a produções originais. A temática da gastronomia é cada vez mais explorada nas séries documentais da empresa. Separamos três que são indispensáveis para os amantes da cozinha.
Chef´s Table (6 temporadas)
Essa série documental acompanha um chef diferente a cada episódio, muitos deles importantes figuras da alta gastronomia com restaurantes classificados pelo “Guia Michelin”, mas também chefs inovadores e reconhecidos por sua comunidade. “Chef´s Table” é intimista, valorizando as histórias de cada um dos personagens abordados. Acompanhamos os anos de formação, as primeiras experiências e dificuldades encontradas, até chegar ao sucesso profissional. Além disso, descobrimos os processos criativos, a relação de cada chef com seus fornecedores e com os ingredientes e a intencionalidade de cada prato criado. Sentimos o gostinho de estar em um grande restaurante de fama internacional e também entendemos que cada prato é bem mais do que aparenta.
Street Food: América Latina (1 temporada)
Dizem que se você quer conhecer um país deve experimentar a comida de rua dele. “Street Food” é uma série documental focada nas pessoas por trás das tradicionais comidas de rua. Existe uma versão que aborda a Ásia e outra a América Latina. Embora recomendemos ambas, trataremos aqui da segunda. Do acarajé das baianas de Salvador ao choripán indispensável antes de jogos de futebol em Buenos Aires, em cada episódio de “Street Food” visitamos um país diferente, conhecendo as pessoas e as comidas que dão vida e cor às ruas das grandes cidades. Essas pessoas são na sua grande maioria mulheres que tiveram que vender comida na rua por diversas dificuldades encontradas na vida, utilizando-se de saberes familiares (a receita da mãe ou da avó). Da necessidade elas encontraram o amor pelo que fazem e o reconhecimento de suas comunidades, tornando seus negócios verdadeiros pontos turísticos para os amantes da comida de rua. O destaque fica para o segundo episódio focado em Salvador e na tradição da culinária baiana.
Sal, Gordura, Acidez e Calor (1 temporada)
Essa minissérie acompanha a chef, apresentadora e escritora americana Samin Nosrat ao redor do mundo, para apresentar a relação da comida com esses quatro “elementos”: o sal, a gordura, a acidez e o calor. Das fazendas da Itália mostrando o azeite e a gordura de porco à acidez das laranjas de Yucatán, no México, Samin nos leva a conhecer os pratos típicos de cada localidade enquanto demonstra a importância de seus quatro “elementos” para a boa culinária. A série é válida tanto para os amantes da gastronomia como pelos das viagens e daqueles que entendem a relação antropológica entre um povo e sua comida.