(Foto Ilustrativa)
Pode-se economizar em ligações internacionais
usando o computador e ferramentas como o Skype
Já foi o tempo em que ter um telefone em casa era sinônimo de estar atualizado e conectado com amigos e parentes. As novas formas de se comunicar revolucionaram o conceito de telecomunicações e mudaram o padrão de uso de telefones. Não é necessário ter um telefone em casa, por exemplo, para conseguir conversar com pessoas em qualquer parte do mundo. Pode-se economizar em ligações internacionais usando o computador e ferramentas como o Skype ou o Hangout do Google+, que são gratuitos e extremamente confiáveis para chamadas, não apenas por voz, mas também com vídeo.
Os telefones fixos já não são mais essenciais para quem mora em casa ou tem uma empresa. Milhares de empresários e donas de casa já não usam o chamado telefone fixo, adotando simplesmente o celular como forma de comunicação, já que tem a praticidade de ser levado a qualquer lugar e pode ficar ligado em casa e servir como um telefone fixo também.
Descontos e tarifas
Esses telefones móveis já ganharam tanto espaço entre crianças, jovens e adultos, que é impossível imaginar uma sociedade em que não haja mais esse serviço de telefonia funcionando. O homem está dependente desse tipo de comunicação não só para comunicação oral, mas também para acesso a redes sociais. Sabendo disso, as empresas oferecem cada vez mais descontos e planos de tarifas para as mais variadas formas de uso. Há planos em que você paga um valor fixo e pode falar um determinado número de horas sem pagar nada a mais por isso. Esse é o método pós-pago, útil principalmente para quem usa muito o telefone e quer pagar uma quantia fixa. Nesses planos há também o plano de acesso à internet com diferentes tarifas e de acordo com o tipo de uso que se faz do serviço.
A modalidade pós-paga está cada vez menos atraente, já que as operadoras de telefonia desenvolveram novos planos que podem parecer mais atraente. Para fidelizar o cliente, conseguir novos assinantes e ter um preço bom, a modalidade “fale o quanto quiser e pague apenas um pulso” é a que mais se destaca como a preferida pelo público. Nessa modalidade, se você tem um telefone da operadora “A” e sua mulher também tem um celular da operadora “A”, vocês podem falar durante horas e pagar apenas uma tarifa inicial, normalmente no valor de poucos centavos. Ou seja, esse tipo de plano de tarifa faz com que familiares utilizem apenas uma operadora e podem economizar muito em preço das ligações.
Uma das melhores alternativas
Para quem quer gastar pouco com telefonia celular, utilizar a modalidade “fale quanto quiser” é uma das melhores alternativas, já que ela também funciona com o sistema de créditos, no qual o usuário carrega uma quantidade de reais e, depois disso, monitora o quanto está gastando direto do seu celular ou do site da operadora.
Assim, utilizar o telefone como meio de comunicação pode ser uma forma barata de comunicação, dependendo do uso, e pode substituir formas mais antigas de comunicação como o telefone fixo, que vai perdendo espaço para o uso do telefone celular como único telefone para muitas pessoas.