(Fotos: Divulgação)
Restaurante ganhou um conceito próprio de cozinha indígena brasileira e passou a ser frequentado tanto por quem se hospeda quanto por outros turistas
A Pousada do Príncipe, em Paraty, tinha uma cozinha pouco utilizada, com um consumo médio dos hóspedes de R$ 7,90. Em menos de quatro meses, esse valor aumentou para R$ 60 a partir da estruturação do restaurante, que ganhou um conceito próprio de cozinha indígena brasileira e passou a ser frequentado tanto por quem se hospeda quanto por outros turistas. Esse foi um dos resultados da participação do empreendimento no Programa Manufatura Enxuta, conhecido internacionalmente como Lean Manufacturing. A pousada e a Casa dos Gaúchos, especializada em rações em Angra dos Reis, foram as primeiras empresas a concluir recentemente esse programa por meio do escritório do Sebrae Rio na Costa Verde.
- O Lean foi uma experiência surpreendente! O consultor faz visitas e há todo um suporte online para que a gente aprenda as ferramentas e encontre com elas as soluções dos problemas - disse a administradora da Pousada do Príncipe, Georgia Joufflineau.
Entre outras mudanças já ocorridas no local por conta do programa está a redução do tempo de arrumação dos quartos, que era de quase 1 hora para meia hora, por meio de organização dos materiais e treinamento dos funcionários.
O programa Manufatura Enxuta é uma metodologia internacional que auxilia empresas no mundo todo a desenvolver projetos de melhoria contínua nos processos de produção e serviços, aumentando assim a produtividade. Ele começa com um diagnóstico no empreendimento e passa, durante aproximadamente quatro meses, por várias etapas que incluem treinamento coletivo, adequação de atividades e implantação de sistema de gestão de projetos.
_______________________________________________________
Os sócios da Casa de Rações (Alessandra e Felipe) ao lado da analista Tuane Rodrigues, do consultor Albert Gil e da coordenadora Patrícia Rocha
_______________________________________________________
Na Casa dos Gaúchos, que tem lojas de rações no Centro de Angra e no bairro Japuíba, os sócios Alessandra e Felipe Dobler aprenderam com o programa e já colocaram em prática diversas mudanças nos processos de compra e venda, formatação de preços e organização de estoque.
- Reduzimos o nosso retrabalho em 80%, nosso estoque está muito bem organizado e estamos vendo resultados ótimos, que vão melhorar ainda mais - afirma Alessandra.
O programa possibilita maior produtividade com menor custo e prepara empresários e equipes por meio da melhoria dos processos internos.
- O Lean é uma ferramenta fundamental para as empresas melhorarem sua gestão de negócios. As ações permitem que as empresas ganhem qualidade, redução de tempo, de desperdícios e custos. Os resultados são transformadores - explica a coordenadora do Sebrae na Costa Verde, Patrícia Rocha de Moura Neves.
> Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones (24) 3365-2799 e (24) 3365-0971 ou no escritório do Sebrae em Angra dos Reis, na Rua Coronel Carvalho, 13, Centro.