(Foto: Divulgação)
Lojas de Volta Redonda já têm sentido os efeitos positivos do Carnaval e vêm se organizando para atrair os clientes com promoções
Se tem Carnaval, tem fantasias, confete, serpentinas, churrasco, praia, piscina. Uma infinidade de opções de lazer e também para curtir a folia em grande estilo e fazendo a economia girar. Quem lucra com toda essa demanda é o comércio. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) é a de que haja um aumento nas vendas em torno de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. No ano de 2018, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foram mais de R$ 6 bilhões em vendas durante os quatro dias de folia.
Os itens que mais são vendidos nesse período são: acessórios para brincar o Carnaval; peças infantis; gêneros alimentícios; combustível; roupas de banho, e também as mais fresquinhas por causa do calor. Os supermercados e açougues também aumentam as vendas e investem em promoções, principalmente, nos setores de carne e bebidas. Uma boa dica para o consumidor. Mesmo, os que vão viajar, por exemplo, sempre tem algo para comprar antes de pegar a estrada.
Joana Cristina de Oliveira, de 38 anos, prefere se programar e levar o que vai consumir e usar.
- Já nos planejamos, compramos aqui boa parte do que vamos precisar para deixar na casa, assim, evitamos contratempos, como as filas - afirmou.
Neste ano, a data cai no dia 5 de março. O Carnaval já começa na sexta-feira, com vários blocos nas ruas, desfiles de escolas de samba e a emenda de boa parte dos trabalhadores, que só voltam à ativa na Quarta-Feira de Cinzas.
De olho nas oportunidades
A gerente da Ótica Sider, Nadja Mesquita, já tem sentido os efeitos positivos do Carnaval e, de olho nas oportunidades que começam a surgir, vem organizando a loja para atrair os clientes com promoções.
- Em relação ao ano passado, o movimento de clientes melhorou bastante e já reforçamos o estoque de óculos escuros, pois a procura aumentou consideravelmente. Não dá para sair para a folia no sol sem proteger os olhos, né?
Outro setor que tem destaque é o de turismo. Muita gente procura os grandes centros, como Rio de Janeiro, Salvador (Bahia), Belo Horizonte (MG), e cidades litorâneas de um modo geral, ou lugares mais calmos, para fugir da folia. Bom para as agências de viagens.
Em Volta Redonda, a Charme Turismo já está a todo vapor com os pacotes.
- Temos procuras por viagens para todos os lugares e tem sido bastante equilibrado em questão de festa e tranquilidade. O Carnaval é um dos períodos destaques no ano economicamente, ainda maior que, no fim de ano - disse a proprietária da empresa, Elizabeth de Souza Leite.