(Foto: Divulgação)
_______________________________________________________
Encerramento: Pose, após os participantes (divididos em grupos) apresentaram o modelo do negócio para uma banca de convidados especiais
_______________________________________________________
A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, recebeu de terça a quinta-feira (19 a 21) três oficinas da Caravana Rio Criativo - uma política pública do Governo do Estado para fomentar e estimular o ecossistema empreendedor criativo do Estado do Rio de Janeiro. Gratuito, o objetivo do evento foi aprimorar e inovar produtos e serviços do setor criativo. O editor chefe e diretor do portal OLHO VIVO, jornalista Cláudio Alcântara, fez parte da banca de convidados especiais.
Em média, 80 profissionais e estudantes de áreas como design, moda, gastronomia, artesanato, música, audiovisual, artes cênicas, arquitetura, artes visuais, publicidade, biotecnologia e tecnologia da informação participaram a cada dia do evento.
A Caravana Rio Criativo reuniu essas mentes criativas da região sul fluminense em oito horas de oficinas práticas por dia. Hoje, 21, às 17h30, no último dia, os participantes (divididos em grupos) apresentaram o modelo do negócio para a banca de convidados especiais.
- Numa visão horizontal de tudo o que vi e ouvi, os projetos e negócios apresentados são criativos e práticos. Claro que, por se tratar de um treinamento, não se pode esperar a formalidade que os profissionais vão encontrar no dia a dia, e o clima de descontração dominou as apresentações. De uma maneira geral, se fosse para eu fazer uma observação: Tomar cuidado para não se perder nas apresentações. Foco. Senti falta de começo/meio/fim bem delimitados - resumiu Alcântara.
Marco Esch, um dos representantes da Secretaria do Estado no evento e do setor Cultura e Sociedade, explicou a sua proposta de trabalho para o seu segmento.
- Buscamos traçar um RX das necessidades da cultura no Estado e manter relacionamento com todos - enfatizou.
Os três dias de treinamento
1 - A primeira oficina falou sobre a modelagem de negócios, de como o empreendedor pode dar uma cara, um formato para a ideia dele.
2 - A segunda tratou do aperfeiçoamento desse modelo de negócio, com acompanhamento de gestão.
3 - A última tratou de como ele pode expor essa marca, essa empresa, essa iniciativa, para que de fato ela seja muito atrativa, comercial, rentável e que isso atraia as pessoas.
O evento teve ainda como parceiros o Sebrae e representantes das áreas de Cultura de municípios da região.