(Foto: Gabriel Borges/Ascom VR)
Samuca Silva verifica demandas
do Cora Coralina, no Belmonte
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, visitou na manhã desta quarta-feira, 7, o Centro Municipal de Educação Infantil Cora Coralina, no bairro Belmonte, para conhecer as principais demandas do local. A unidade tem 518 alunos, do maternal ao segundo período da educação infantil, divididos em 22 turmas, em dois turnos (manhã e tarde). Samuca foi acompanhado pelo secretário municipal de Administração, Carlos Rosa, e pela secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade.
Na visita, o prefeito anunciou que a unidade recebeu novas auxiliares de educação e, assim, todas as turmas estão cumprindo o horário normal, sem a necessidade de dispensá-los mais cedo.
- Acabamos com o problema de cinco turmas que estavam com os horários reduzidos por falta de auxiliares - afirmou.
Neste ano, a unidade escolar abriu mais 45 vagas, o que significa duas novas turmas.
- Mesmo com a dificuldade financeira que o município vem passando, estamos nos esforçando para manter os serviços funcionando - afirmou Rita.
- Em poucos meses, tivemos grande avanço em nossa escola. Agora não precisamos mais liberar alunos mais cedo por conta da falta de auxiliares - comemorou a diretora do Centro Educacional, Andressa Duque.
“Escola Eficiente” já começou
A Cora Coralina está recebendo nesta semana também a “Escola Eficiente - Eu Curto”, um programa do governo municipal com a Light, concessionária de energia elétrica. Ao todo, 42 unidades escolares terão todas as lâmpadas trocadas na primeira fase do projeto, que vai até julho. A economia, de acordo com o secretário municipal de Administração, Carlos Rosa, é de R$ 40 mil por mês nesta primeira fase.
- Toda redução de custos é importante - afirmou o secretário, divulgando que na unidade escolar do Belmonte serão instaladas quase 400 lâmpadas de LED.
Quem aprovou foi a nova iluminação foi a professora Sônia Cristina, que trabalha há dez anos na escola.
- Muito melhor do que as antigas. Agora, nossos alunos conseguem enxergar melhor, além da economia e durabilidade das lâmpadas de LED - comentou.
Gestão na merenda escola
O prefeito Samuca Silva disse que está efetuando gestão em todos os contratos da prefeitura, inclusive os da merenda escolar da rede municipal.
- A sociedade cobra o gasto melhor dos impostos pagos. O que estamos fazendo é identificar oportunidades e ter respeito com o dinheiro público. Nenhuma criança irá ficar sem alimentação, mas o momento é de frear os gastos municipais e o que acontecia na merenda, sem controle, era um absurdo - explicou.
Uma das queixas da direção da escola, endossada pela secretária de Educação, é o desperdício dos alimentos da merenda escolar.
- Para um aluno do maternal, por exemplo, uma maçã inteira é muita coisa. A fruta dá para duas crianças nessa idade de 1 e 2 anos -comentou a diretora.
- São essas pequenas medidas, de evitar desperdício de alimentos, que conseguiremos economizar e investir em outras áreas da Educação. Vale lembrar que jamais uma criança ficará sem alimentação nas escolas municipais. Por turno, cada aluno recebe, no mínimo, duas refeições.