Publicidade

RH

Atendimento Social

UniFOA realiza Triagem Odontológica e Júri Simulado

Para participar da Triagem, basta levar documento (RG e CPF) dentro do horário indicado, na recepção da Clínica Integrada, do campus Olezio Galotti, em Três Poços

Educação  –  09/11/2017 18:21

6820

(Fotos: Divulgação)

Atividade é realizada há cerca de dois anos e pessoas

de todas as cidades da região podem participar

 

Mais uma edição da Triagem Odontológica acontecerá em 27 de novembro. A ação promovida por alunos e professores do curso de odontologia será feita das 13 às 16h, na Clínica Integrada do campus Olezio Galotti, no bairro Três Poços, em Volta Redonda. Os atendimentos irão acontecer no decorrer do primeiro semestre de 2018, no mesmo local. 

A atividade é realizada há cerca de dois anos e pessoas de todas as cidades da região podem participar, mas o ideal é que o paciente em tratamento não falte nenhuma consulta. Segundo a professora Lívia Tavares, vários procedimentos podem ser realizados. 

- São feitas restaurações dentárias, pediátricas, cirurgias, próteses dentárias, endodontia (canal), periodontia (gengivas) e ortodontia (aparelhos). Nosso objetivo é selecionar casos para atendimentos nas diversas especialidades que o UniFOA dispõe no cursos de graduação e pós-graduação - explicou. 

Para participar, basta levar documento (RG e CPF) dentro do horário indicado, na recepção da Clínica Integrada, do campus Olezio Galotti, em Três Poços. O atendimento é direcionado para crianças de 4 a 9 anos - acompanhadas por pais ou responsáveis -, adultos e idosos de todas as idades. As vagas serão preenchidas de acordo com a quantidade de pessoas interessadas que comparecerem até às 16h no local informado, seguindo a ordem das senhas distribuídas.

> Triagem Odontológica - Data: 27 de novembro. Horário: 13 às 16h. Local: Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, 1.325, Três Poços, Volta Redonda, campus Olezio Galotti.

Alunos de medicina participam de Júri Simulado

 2

Difícil tarefa: Acadêmicos se prepararam para serem Acusação, Defesa e Júri na simulação 

Alunos do 1º módulo do curso de medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) viveram uma experiência diferente na manhã de quarta-feira, 8. Os acadêmicos foram convidados a participarem de um Júri Simulado, realizado no Tribunal do Júri do campus Olezio Galotti, em Três Poços.

Os alunos representaram um caso real no qual duas irmãs gêmeas precisavam de assistência financeira do SUS e apenas uma criança teve acesso ao benefício que passava de 100 mil reais por ano. 

- A questão era saber se o SUS (Sistema Único de Saúde) forneceria o benefício à outra criança também - explicou a professora responsável pelo eixo Saúde e Sociedade e organizadora da atividade, Márcia Cardoso. 

Foram meses de treino e contato estreito com profissionais do direito, a fim de entender melhor a Constituição, os princípios do SUS e o Direito à Saúde. Os acadêmicos se prepararam para serem Acusação, Defesa e Júri na simulação. 

- Tentamos argumentar sobre o orçamento do SUS, que é fechado, não sendo possível acrescentar um gasto extra sem tirar de outras pessoas. Se a decisão fosse favorável à família, estaríamos prejudicando outros tantos cidadãos - disse o aluno Daniel de Souza Oliveira, que participou do grupo da Defesa. 

Já o grupo da Acusação iniciou a preparação para o julgamento, no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

- Começamos pelo ECA para embasar nossa pesquisa. Tivemos acesso às leis que melhor se enquadrariam em nossa acusação. A atividade agregou muito à nossa formação, pudemos conhecer mais sobre a realidade da gestão pública. Neste caso, nenhum dos dois lados estavam errados, precisaríamos de bons argumentos para que a criança pudesse receber o auxílio monetário do SUS. Me senti mais cidadã depois dessa experiência - comentou a futura médica Manuela Arantes. 

Para os acadêmicos do 10º módulo, que assistiram atentos à atividade, todo conhecimento é válido para que os novos alunos saiam bem preparados tanto na prática como intelectualmente. 

- Em primeiro lugar, a experiência integra os dois cursos, medicina e direito. Em segundo lugar, a atividade coloca os alunos para refletirem sobre questões atuais da saúde. E outra coisa bacana é colocar os alunos em novas frentes de mercado, no futuro eles podem se tornar gestores que irão participar fortemente do lado da acusação ou defesa - destacou Igor Pereira de Carvalho. 

> Resultado - No encerramento do caso, em decisão unânime, o júri ficou a favor da defesa, ou seja, em benefício do SUS.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×