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Ao Vivo, Sem Reprise

Palestras online e gratuitas sobre alfabetização

Instituto NeuroSaber realiza congresso que reunirá importantes especialistas no assunto

Educação  –  14/11/2017 21:10

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(Foto Ilustrativa)

Para assistir, é necessário estar online

pontualmente e entrar na sala de transmissão

 

Para que as crianças tenham um bom rendimento escolar é importante desenvolverem a leitura e a escrita. Pensando em levar conhecimentos científicos sobre a alfabetização, o Instituto NeuroSaber promove o ConAlfabetização. A programação será voltada para profissionais da educação e da saúde e também para as famílias. Online e gratuitas, as palestras vão acontecer dos dias 20 a 24 de novembro. Para participar basta fazer inscrição no site

Os encontros vão ser ministrados ao vivo, sem reprise, nos seguintes horários: 10h, 15h e 20h30. Para assistir, é necessário estar online no dispositivo eletrônico (celular, tablet, notebook ou computador) pontualmente e entrar na sala de transmissão. 

De acordo com o neuropediatra Clay Brites e a psicopedagoga Luciana Brites, fundadores do Instituto NeuroSaber, o evento irá abordar metodologias com evidências científicas de alfabetização expondo o grande motivo da falta de estratégias nesse sentido e por que tantas crianças acabam o ano letivo sem saber ler e escrever. 

Motivação para o congresso 

Os fatores que mais motivaram a realização do congresso foram os últimos resultados da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), que mostraram claramente o estado de calamidade da alfabetização brasileira. Os dados apresentados pelo MEC (Ministério da Educação), que divulgou os resultados da ANA, revelaram que mais da metade dos alunos do 3º ano têm nível insuficiente em leitura e em matemática. 

Segundo o neuropediatra Clay Brites, o cenário atual é resultado de uma estratégia ineficiente do poder público em ajudar os professores a entenderem o que e como fazer para melhorar os índices de alfabetização no Brasil. 

Para a psicopedagoga Luciana Brites, o que se observa atualmente nas escolas é uma estratégia muitas vezes sem evidências científicas. E quem “paga o preço” são as crianças. 

- São raros os profissionais que conseguem alfabetizar uma criança na idade certa. E a culpa não é deles. Mas, sim, da sua formação que não deu o suporte necessário para tal - alerta. 

Sobre o evento e o NeuroSaber 

O ConAlfabetização reunirá dez palestrantes de renome em um conjunto de 15 palestras, que poderão ser assistidas por profissionais das áreas de saúde e educação e também famílias. Muitos temas serão inéditos, e para participar é preciso realizar um cadastro no site para reservar uma vaga nas salas de transmissão online das palestras. 

O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior. 

Confira a programação 

Segunda-feira, 20 de novembro 

10h - Mecanismos Neurocientíficos da Leitura e Escrita: Como a criança aprende a ler e a escrever - Clay Brites - neuropediatra.
15h - Período Preparatório: Atividades para estimular a Alfabetização -Luciana Brites - psicopedagoga e psicomotricista.
20h30 - Método Fônico - Alessandra Gotuzo Seabra. 

Terça-feira, 21 de novembro 

10h - Métodos de Alfabetização: O que dizem as pesquisas em Neurociências? - Clay Brites - neuropediatra.
15h - Alfabetizando crianças e adolescentes com dislexia - Angela Nico - vice-presidente da Associação Brasileira de Dislexia - ABD.
20h30 - Mapeamento computadorizado de 2,6 milhões de relações entre unidades de Escrita - Fernando Capovilla - especialista em distúrbios da comunicação e da linguagem. 

Quarta-feira, 22 de novembro 

10h - Consciência Fonológica e sua importância no processo de Alfabetização - Luciana Brites - psicopedagoga e psicomotricista.
15h - Alfabetização de crianças com autismo: um passo a passo - Dayse Serra - especialista e pesquisadora em autismo.
20h30 - Recursos para a Educação de Surdos: Sistema computadorizado de busca (resgate lexical) de sinais de libras, dicionários de libras, enciclopédia de libras, o Manual de Libras e Saúde - Fernando Capovilla - PhD em distúrbios da comunicação e da linguagem. 

Quinta-feira, 23 de novembro 

10h - Sinais precoces de problemas na alfabetização - Tatiana Riechi - neuropsicóloga.
15h - Estimulação Musical e Alfabetização: atividades práticas - Júnior Cadima - neuropsicopedagogo.
20h30 - Avaliação de Habilidades preliminares de leitura e Escrita no Início da Alfabetização - Talita Pazeto - pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em distúrbios do desenvolvimento. 

Sexta-feira, 24 de novembro 

10h - Jogos, brinquedos e brincadeiras: a estimulação lúdica do processo de alfabetização - Osvaldir Viegas - filósofo, educador e criador da Oficina do Aprendiz.
15h - Atividades Psicomotoras e Alfabetização - Luciana Brites - psicopedagoga e psicomotricista.
20h30 - Da Garatuja a Letra Cursiva: estimulando os processos de Escrita da Criança - Luciana Brites - psicopedagoga e psicomotricista.

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Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

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