Publicidade

RH

Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares

Alunos de jornalismo do UniFOA participam da Manobra Escolar da Aman

Atividade visa ambientar os participantes sobre os exercícios do Exército Brasileiro, como uma simulação realista de conflito armado, por exemplo

Educação  –  17/11/2017 12:26

1

(Foto: Divulgação/Fabrício Araújo)

Na prática: Acadêmicos realizaram a cobertura de todos os eventos que a simulação propõe 

O curso de jornalismo do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) foi representado na terceira edição do Ecam, Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares, ocorrido entre os dias 6 e 14 de novembro, na Aman, Academia Militar das Agulhas Negras. A atividade visa ambientar os participantes sobre os exercícios do Exército Brasileiro, como a Manobra Militar, uma simulação realista de conflito armado. Os acadêmicos realizam a cobertura de todos os eventos que a simulação propõe, como progressão de alto risco, voo em aeronaves, escalada, rapel, transposição de curso de água, entre outras atividades variadas.

O Ecam tem como objetivo inserir os acadêmicos e profissionais formados em comunicação social no contexto militar. Lá, todos participam de atividades para desenvolver alguns aspectos psicológicos e físicos, os quais a Academia tem a capacidade de agregar aos militares. Um exemplo disso é a parte em que os profissionais orientam os participantes a utilizarem a bússola, a prática de rapel, obtenção de água e fogo, assim como a confecção de ração operacional. T

_______________________________________________________

Ensinamentos são repassados para que o jornalista, enquanto profissional atuante na cobertura de conflitos armados, possa sobreviver e se proteger em qualquer situação que cause risco. 

_______________________________________________________

Ao todo, quatro alunas do UniFOA participaram do estágio: as acadêmicas do quarto ano, Priscila Gonçalves, Lívia Mendes e Bruna Duarte, e Thais Gomes, do terceiro ano. Para a aluna Priscila Gonçalves, a participação no Ecam foi uma experiência única. 

- O estágio foi de muito aprendizado. Saber como se comportar em uma situação de conflito foi de total importância para a profissão. Vale a pena participar. 

A atividade foi composta por duas fases. Primeiro, os alunos aprenderam sobre a atuação do Exército Brasileiro, por meio de instruções militares e, depois, os estudantes produziram matérias, fotos e vídeos jornalísticos, para viverem a prática do conflito. O grupo foi formado por 19 acadêmicos de diferentes instituições de ensino da região, logo após serem divididos em grupos de mídia favorável, neutra e desfavorável, os participantes focaram na ação. 

O coordenador do curso de jornalismo do UniFOA, Douglas Gonçalves, apontou que toda a atividade que potencializa de forma diferenciada o currículo do aluno é incentivada e demonstrou satisfação em relação à participação dos acadêmicos. 

- É interessante colocar o aluno de jornalismo e publicidade e propaganda em contato com a estrutura do Exército Brasileiro, para entenderem a função da instituição. A partir dessa experiência, o aluno abre a mente para outras possibilidades, até mesmo para ingressar no Exército como profissional de comunicação - frisou.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×