(Foto: Divulgação/Fabrício Araújo)
Na prática: Acadêmicos realizaram a cobertura de todos os eventos que a simulação propõe
O curso de jornalismo do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) foi representado na terceira edição do Ecam, Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares, ocorrido entre os dias 6 e 14 de novembro, na Aman, Academia Militar das Agulhas Negras. A atividade visa ambientar os participantes sobre os exercícios do Exército Brasileiro, como a Manobra Militar, uma simulação realista de conflito armado. Os acadêmicos realizam a cobertura de todos os eventos que a simulação propõe, como progressão de alto risco, voo em aeronaves, escalada, rapel, transposição de curso de água, entre outras atividades variadas.
O Ecam tem como objetivo inserir os acadêmicos e profissionais formados em comunicação social no contexto militar. Lá, todos participam de atividades para desenvolver alguns aspectos psicológicos e físicos, os quais a Academia tem a capacidade de agregar aos militares. Um exemplo disso é a parte em que os profissionais orientam os participantes a utilizarem a bússola, a prática de rapel, obtenção de água e fogo, assim como a confecção de ração operacional. T
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Ensinamentos são repassados para que o jornalista, enquanto profissional atuante na cobertura de conflitos armados, possa sobreviver e se proteger em qualquer situação que cause risco.
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Ao todo, quatro alunas do UniFOA participaram do estágio: as acadêmicas do quarto ano, Priscila Gonçalves, Lívia Mendes e Bruna Duarte, e Thais Gomes, do terceiro ano. Para a aluna Priscila Gonçalves, a participação no Ecam foi uma experiência única.
- O estágio foi de muito aprendizado. Saber como se comportar em uma situação de conflito foi de total importância para a profissão. Vale a pena participar.
A atividade foi composta por duas fases. Primeiro, os alunos aprenderam sobre a atuação do Exército Brasileiro, por meio de instruções militares e, depois, os estudantes produziram matérias, fotos e vídeos jornalísticos, para viverem a prática do conflito. O grupo foi formado por 19 acadêmicos de diferentes instituições de ensino da região, logo após serem divididos em grupos de mídia favorável, neutra e desfavorável, os participantes focaram na ação.
O coordenador do curso de jornalismo do UniFOA, Douglas Gonçalves, apontou que toda a atividade que potencializa de forma diferenciada o currículo do aluno é incentivada e demonstrou satisfação em relação à participação dos acadêmicos.
- É interessante colocar o aluno de jornalismo e publicidade e propaganda em contato com a estrutura do Exército Brasileiro, para entenderem a função da instituição. A partir dessa experiência, o aluno abre a mente para outras possibilidades, até mesmo para ingressar no Exército como profissional de comunicação - frisou.