(Foto: Divulgação)
Com os resultados finais dos cursos,
a instituição confirma, mais uma vez, seu
compromisso com a qualidade da educação
Publicada: 27/11/2017 (17:54:20)
Atualizada: 04/12/2017 (12:54:20)
No ano em que a FOA (Fundação Oswaldo Aranha) completa 50 anos, o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), pelo sexto ano consecutivo, manteve-se com nota 4 no Índice Geral de Cursos 2017 (IGC/MEC) e permanece no seleto grupo das melhores instituições do Brasil. Com os resultados finais dos cursos, a instituição confirma, mais uma vez, seu compromisso com a qualidade da educação.
O presidente da FOA, Dauro Aragão, enalteceu a força e o empenho de todos da instituição pelo resultado obtido.
- Graças aos alunos, professores e funcionários, sem distinção, graças ao esforço de cada um, conseguimos atingir novamente esse patamar. O reconhecimento é mais um motivo de alegria e orgulho, não somente para nós, mas para Volta Redonda, a região e, porque não, o Estado do Rio - frisou.
O UniFOA tem um corpo docente qualificado, no qual, 90% é composto por mestres e doutores; projetos acadêmicos inovadores como o uso de Metodologias Ativas para todos os cursos e Matriz Modular que é exemplo nacional de ensino no curso de medicina. Além disso, é destaque no UniFOA todo o incentivo à pesquisa acadêmica e inovação científica; e atendimento à comunidade com projetos de extensão voltados para a necessidade da população. É também a primeira instituição do estado a firmar convênio com a empresa de softweres Autodesk e a oferecer os benefícios do Minha Biblioteca, que disponibiliza milhares de livros online gratuitos para alunos, professores e funcionários.
Serviço Social do UniFOA é o 5º melhor do país
O Serviço Social do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) recebeu nota 4 no Enade/CPC. O reconhecimento do Ministério da Educação elevou o curso ao primeiro lugar entre os privados no Estado do Rio de Janeiro, segundo entre públicos e privados no estado e quinto melhor do Brasil. O resultado confirma, mais uma vez, o compromisso do UniFOA com a qualidade da educação.
- O resultado do curso de Serviço Social no último ciclo de avaliação do MEC indica que estamos no caminho certo no que se refere ao desenho da nossa política de ensino. A nota 4 no Enade revela o excelente desempenho dos estudantes no processo de formação, marcado pelo compromisso em apreender a fundamentação teórica, ética e técnica necessária para o exercício profissional. A nota 4 no CPC evidencia a qualidade da organização didático-pedagógica e do corpo docente, que não mede esforços para formar profissionais comprometidos com o projeto ético-político do Serviço Social, pautado na defesa da democracia, da cidadania, da liberdade e da equidade social, dentre outros princípios. Importante ressaltar que esse é o quarto ciclo de avaliação que o curso obtêm nota 4 no Enade (2007, 2010, 2013 e 2016) - destacou a coordenadora do curso, Mônica Barison.
O curso
O Serviço Social do UniFOA dispõe de uma política acadêmica que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades complementares envolvem Jornada de Pesquisa Social; Seminário do Trabalho Profissional; debates; visitas técnicas; participação em congressos; atividade de pesquisa e monitoria.
No decorrer da graduação, os acadêmicos se aprofundam em temáticas atuais que os preparam para o mercado de trabalho. Dentre outras matérias, a ementa do curso aborda: Relações de Gênero; Questões Étnico-Raciais e Indígenas; Direitos Humanos; Violência Contra a Mulher; a Centralidade da Família No Sistema Único de Saúde e No Sistema Único de Assistência Social.
Estágio
O estágio é iniciado no terceiro ano, com supervisão acadêmica e de campo. São mais de 30 convênios, nos quais o aluno atua em saúde, assistência social, previdência, educação, sociojuridico e gestão de políticas sociais. O curso promove a articulação entre as supervisões acadêmica e de campo, por meio de visitas às instituições conveniadas e também por meio do Fórum de Supervisão de Estágio.
Entenda melhor a avaliação
O IGC tem como base o Enade, a titulação e o regime de trabalho dos professores e a opinião dos alunos sobre a infraestrutura e o projeto pedagógico.
Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
CPC - Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela CONAES. As notas concedidas aos cursos segue a escala de 1 a 5.