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Manuseio do equipamento: Professores e técnicos passaram por treinamento
O UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) segue a tendência mundial de complementar os estudos com o uso de plataformas digitais e acaba de adquirir para o curso de medicina e todos os outros da área da saúde um simulador multidisciplinar 3D. O aparelho exibe modelos tridimensionais altamente detalhados do corpo humano. Na quinta-feira, 22, professores e técnicos passaram por um treinamento a fim de aprenderem a manusear o equipamento que já pode ser utilizado no Laboratório Morfofuncional.
O simulador, que pode ser utilizado como mesa ou lousa, possui cerca de cinco mil estruturas anatômicas identificadas, incluindo todos os órgãos e sistemas do corpo feminino e masculino. Todo esse processo de aprendizagem é reconstruído em tempo real e auxiliado pelo atlas 3D de anatomia.
- Podemos mergulhar dentro do corpo humano, ir mais a fundo do que conseguiríamos apenas com o uso de cadáveres. Além disso, o aluno passa a ter contato com novas tecnologias e essa interação colabora muito para aproximá-los ainda mais da realidade da profissão - disse o coordenador de Medicina, Geraldo Cardoso.
A experiência oferece aos alunos a possibilidade de estudar casos clínicos e exames reais de pacientes, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D, com acesso total e irrestrito à anatomia real.
Além da área da saúde, o simulador já está sendo aguardado pelos alunos das engenharias e sistemas de informação que, segundo a reitora Claudia Utagawa, estão ansiosos para compreenderem o funcionamento e desenho do aparelho.
- É um equipamento que, se olharmos mais amplamente, acaba integrando os cursos e incentiva os alunos terem novas ideias, pensarem em novas soluções - citou a reitora.
O equipamento
A tela interativa foi criada pela startup brasileira Csanmek, especializada em sistemas e soluções para o mercado educacional. Segundo o fundador da empresa, Cláudio Santana, a ideia foi desenvolvida por uma equipe amplamente qualificada, com experiência em tecnologia, diagnósticos e imagens médicas.
- Nosso objetivo é atender à necessidade da evolução contínua do ensino, introduzindo metodologias ativas em experiências reais com anatomia humana - comentou Santana.