(Foto: Divulgação)
_______________________________________________________
Mais três escolas vão participar: Colégio Estadual Pedro Raymundo de Magalhães, Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite (os dois no dia 28) e o Ciep Jiulio Caruso 299 (dia 29)
_______________________________________________________
Após assistir a um dos vídeos de Jota Jr. (Fala Tu Gari), que trata de questões sociais e socioculturais, a diretora geral do Colégio Estadual Barão de Mauá, Leticia Soares, teve a ideia de convidá-lo para ministrar uma palestra no colégio, com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de formar opiniões críticas e competências comunicativas essenciais ao exercício da cidadania na sociedade da informação. Assim, no dia 27 de junho, o projeto Amar o Próximo ganha destaque em Volta Redonda.
Convidada pela diretora para assumir a organização do evento, a animadora cultural Audilene Felicio viabilizou a vinda do artista. Melhor ainda. Mais três escolas vão participar: Colégio Estadual Pedro Raymundo de Magalhães, Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite (os dois no dia 28) e Ciep Jiulio Caruso 299 (dia 29).
Audilene enfatiza que o Colégio Estadual Barão de Mauá “trabalha para formar cidadãos críticos, preparados para os desafios da vida cotidiana e o mundo do trabalho, levando em consideração os valores que edificam a vida”. Segundo ela, pensando nessa missão, e em consonância com o tema do projeto de leitura deste ano (Pluralidade Cultural), a presença de Jota Jr. é de suma importância.
- Entendemos que a inserção de um projeto de leitura na dimensão da rotina escolar pode trazer para as atividades e para o espaço da sala de aula, tantas vezes considerados tediosos e austeros, o caráter lúdico e de interatividade tão desejado pelo jovem. Sabemos ainda que a qualidade de vida do cidadão na sociedade atual depende da proficiência leitora. Nessa perspectiva, a leitura é considerada uma metacompetência necessária para a apropriação do conhecimento nas diversas áreas do saber - argumenta Audilene.
Um pouco sobre Jota Jr.
João José Luiz Júnior, o Jota Jr., como gosta de ser chamado, é o gari e rapper que trabalha nas praias de Copacabana e Leme, na zona sul do Rio de Janeiro, e a partir de observações cotidianas resolveu fazer vídeos em que critica atitudes como falta de educação, machismo e desrespeito a idosos. Seus vídeos já alcançaram milhões de visualizações no Facebook.