(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
Proposta é reunir pessoas para fazer a limpeza dos resíduos descartados de forma ilegal, seja em praias, rios, florestas e ruas
_______________________________________________________
Alunos e voluntários do curso de engenharia ambiental do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) participaram de uma ação que ocorre em todo o mundo, no dia 15 de setembro. O World Cleanup Day tem como proposta reunir pessoas para fazer a limpeza dos resíduos descartados de forma ilegal, seja em praias, rios, florestas e ruas. Para se ter uma ideia da magnitude do evento, essa “onda verde” de limpeza acontece em mais de 150 países, começando na Nova Zelândia e terminando no Havaí.
Responsável pela ação na região, o professor Roberto Guião escolheu, junto com os acadêmicos, fazer a ação o córrego Cachoeirinha, que fica entre as ruas 33 e 18-A, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Eles trabalharam, além da limpeza do córrego, ações de conscientização da população por meio da coleta seletiva e a importância de fazer uma destinação correta dos resíduos domésticos.
- É fundamental as pessoas apoiarem, pois sem essa participação, sem essa conscientização, a situação pode ficar ainda mais grave, e ter os alunos participando ativamente é muito bom, pois sem uma visão de educação ambiental, uma formação de consciência, nenhum profissional da área ambiental consegue ter sucesso - disse.
Quem passava pela rua 33, podia observar alguns alunos fazendo a limpeza do córrego, assim como viam banners e fotos para que as pessoas pudessem ver qual o resultado que jogar lixo nos lugares causa a todos.
Natália Oliveira, que participou voluntariamente da ação, acha muito importante que as pessoas repensem a forma como lidam com o lixo.
- È um dever de todo mundo, algo que promove a cidadania. O ser humano tem o dever de pensar no planeta como nossa casa, porque é onde vivemos.
Wolrd Cleanup Day
O movimento nasceu há dez anos na Estônia, quando 4% da população saiu para limpar todo o país de resíduos despejados ilegalmente, em questão de horas. Isso capturou a imaginação das pessoas em todo o mundo, que foram inspiradas a seguir o mesmo caminho com a mesma ambiciosa fórmula de "um país, um dia".
_______________________________________________________
III Feira de Estágios do UniFOA
O UniFOA se prepara para receber a terceira edição da Feira de Estágios. O evento, promovido pelo Programa de Ações Empresariais (PAE) acontecerá em 11 de outubro, no campus Olezio Galotti, em Três Poços. Os alunos terão a oportunidade de estreitar os laços com empresas de renome da região e do país, além de conhecer melhor a atuação de mercado de algumas delas.
Neste ano os acadêmicos poderão conversar com funcionários do setor de Recursos Humanos de cerca de 20 empresas. Já estão confirmadas a Band Rio Interior, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, CSN, Carta Fabril, Michelin, Santander, Arcelor Mittal, Totvs, dentre outras.
De acordo com professor responsável pelo PAE e pela Central de Estágios do UniFOA, Lizandro Zerbone, os acadêmicos da instituição terão liberdade de fazer contato com as empresas expositoras e entender como são gerenciadas as plataformas e o funcionamento das empresas.
- Quisemos atrair as empresas mais próximas do nosso cotidiano, que já são conveniadas com a instituição e que possam agregar valor na trajetória acadêmica dos nossos alunos - destacou Zerbone, que completou:
- Nossos alunos são profissionais altamente qualificados e com visão periférica, que detêm características técnicas e comportamentais consideráveis, diante do mercado de trabalho. O UniFOA é referência na prestação de serviços educacional, o que gera interesse do setor empresarial de recrutar os acadêmicos.