(Fotos: Divulgação)
O reitor do UniFOA, Carlos José Pacheco, sua mulher e o presidente Jair Bolsonaro
O reitor do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Carlos José Pacheco, representou a instituição na tradicional cerimônia de entrega de espadins aos 400 cadetes pertencentes à Turma Bicentenária da Independência, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O evento, que aconteceu no dia 17 de agosto, contou com a presença de autoridades nacionais.
Participaram da solenidade o presidente da República, Jair Bolsonaro; o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; e os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, de São Paulo, João Dória e de Goiás, Ronaldo Caiado.
O reitor do UniFOA, Carlos José Pacheco, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli
A relação do UniFOA com a Aman é estreita e a parceria vem de anos. Desde 2012, os alunos de comunicação participam do Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares (Ecam). A atividade é muito aguardada, pois os acadêmicos conhecem a fundo a área militar e vivenciam a simulação da cobertura de uma guerra sem precisar estar, de fato, em uma.
- Foi uma honra representar a FOA/UniFOA neste grandioso evento. A Academia Militar das Agulhas Negras, além de seu papel institucional, é um centro de excelência na formação acadêmica. Estar neste solene ato demonstra o respeito e a relevância de nossa instituição no cenário nacional, aliada à credibilidade e ao reconhecimento que goza desta mútua relação de comprometimento com o ensino.
O reitor do UniFOA, Carlos José Pacheco, sua mulher e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge
Em 2019, alunos, egressos e professores de comunicação foram convidados a comemorar o Dia do Jornalista na Academia Militar das Agulhas Negras. A celebração foi marcada por uma visita guiada às principais áreas da Aman e um almoço com os militares.