(Foto Ilustrativa)
Sob orientação da professora Márcia Canavez, responsável pela disciplina de Saúde Mental, os alunos do quarto ano vão distribuir fitinhas amarelas e folhetos sobre prevenção ao suicídio
O curso de Enfermagem do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), em parceria com a Divisão de Marketing, dará continuidade à campanha #SetembroAmarelo do UniFOA, na segunda-feira, 9, nos campi Olezio Galotti, João Pessoa Fagundes e Porfirio José de Almeida. Sob orientação da professora Márcia Canavez, responsável pela disciplina de Saúde Mental, os alunos do quarto ano vão distribuir fitinhas amarelas e folhetos sobre prevenção ao suicídio.
- Sempre trabalhamos com os alunos exemplos atuais de pessoas comuns que passam por depressão, porque o enfermeiro não tem contato apenas com o paciente que tem transtorno mental grave, mas também com uma mãe que levou o filho para vacinar, um homem internado no hospital ou uma paciente de um exame de rotina que podem apresentar um quadro de depressão - exemplificou a professora.
“Viver é a melhor opção”
As ações começaram no dia 31 de agosto, quando a instituição recebeu o jornalista André Trigueiro para a palestra “Viver é a melhor opção”, no auditório William Monachesi.
- O suicídio é prevenível na maioria dos casos, quando há associação com patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis. Nesse processo, a informação e o diálogo cumprem uma função estratégica. Todos precisamos ter a chance de desabafar com alguém, falar abertamente sobre o que nos incomoda ou atormenta. O ideal é que seja alguém que nos escute sem julgamentos, condenações ou receitas prontas para resolver os nossos problemas - disse o jornalista.