(Foto Ilustrativa)
As competências socioemocionais precisarão ser o centro do nosso currículo e guiar todo o processo de ensino aprendizagem, desde a apresentação do conceito até a avaliação da aprendizagem
A pandemia da Covid-19 foi uma grande surpresa, paralisamos frente a um vírus, os sistemas de saúde colapsaram e muitos de nós ficamos em casa por algum tempo para nos proteger e salvar vidas. É grande a ansiedade pela volta da “normalidade”, contudo, precisaremos planejá-la com muito cuidado.
Em momentos de dificuldade, a superação precisa ser coletiva, e será assim que voltaremos a ensinar, com responsabilidade e preparo prévio, sugiro enfatizar na retomada do ano letivo de 2020 as competências socioemocionais dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Marcos Meier e Sandra Garcia (2007), pautados em Feuerstein, apontam alguns critérios de mediação, em consonância com ações apoiadas nas competências socioemocionais, que podem ser transpostos para a sala de aula, a saber:
1 . Intencionalidade e reciprocidade
2 . Significado
3 .Transcendência
4 . Competência
5 . Regulação e controle do comportamento
6 . Compartilhar
7 . Individuação e diferenciação psicológica
8 . Planejamento e busca por objetivos
9 . Procura pelo novo e pela complexidade
10 . Consciência da modificabilidade
11 . Sentimento de pertença
12 . Construção do vínculo!
A atual educação tradicional já não conseguia suprir a formação dos indivíduos em todos os âmbitos, sendo necessário para uma formação completa e eficaz levar em consideração todos os aspectos que constroem o sujeito, dentre eles, as necessidades sociais e emocionais, que são latentes nesse momento em que estamos vivendo de distanciamento social.
As competências socioemocionais precisarão ser o centro do nosso currículo e guiar todo o processo de ensino aprendizagem, desde a apresentação do conceito até a avaliação da aprendizagem. Sendo assim:
• Quais as possibilidades e dificuldades de utilizar no processo de ensino aprendizagem um olhar mais voltado para as competências socioemocionais?
• Quais os conceitos podem ser enfatizados para o desenvolvimento de competências socioemocionais?
• Como desenvolver mais autonomia no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo uma aprendizagem ativa de conceitos necessários para momentos de emergência?
Essas perguntas não serão facilmente respondidas, se fizermos isso isoladamente. Nossa reflexão coletiva nos apontará caminhos no reconhecimento das competências socioemocionais que devem se constituir em objeto de planejamento das aulas de Ciências, para que de fato possa vir a se constituir como parte do fazer docente.
> Meier, Marcos; Garcia, Sandra. Mediação da aprendizagem: Contribuições de Feuerstein e Vygotsky. Curitiba: Edição do Autor, 2007.