(Foto Ilustrativa)
O Dia Mundial da Alfabetização foi criado pela ONU/Unesco em 8 de setembro de 1967
Luciana Brites
A alfabetização infantil é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento dos pequenos e é um direito universal. A alfabetização define-se como o processo de aquisição e de apropriação do código alfabético, ou seja, um processo de percepção do som e da grafia da letra.
Para que o processo de alfabetização ocorra, as crianças precisam se conscientizar dos sons das palavras, ou seja, compreender que as palavras são compostas de sons (fonemas). Por esse motivo, a consciência fonológica é fundamental na alfabetização. Consciência fonológica é a habilidade que temos em manipular os sons da nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som.
Algumas brincadeiras são simples e podem ser feitas em casa ajudando no desenvolvimento da consciência fonológica e na alfabetização. Indico que os pais brinquem com jogos da memória que possuam rimas, assim as crianças podem distinguir e identificar sons similares. Por exemplo: Utilize cartões com figuras de animais ou frutas e os deixe virado para baixo, como um jogo da memória normal. Mas aqui o par deverá ser formado por palavras que rimam e não por serem iguais.
Exemplo: o par de “leão” deverá ser “cão”.
Os responsáveis podem aproveitar o tempo que têm com os filhos para brincar de história sonora. Essa brincadeira envolve a aliteração, onde o foco está em identificar diferentes palavras que começam com o mesmo som. Inventem juntos uma história com muitos sons iguais, treinando a repetição e estimulando a percepção dos sons.
Exemplo: “Havia um cavalo dentro do castelo enquanto a camareira arrumava a cama!”. Troque os sons e deixe a criatividade fluir.
A consciência de sílabas pode ser desenvolvida em brincadeiras como “Que bicho é esse?”. Por exemplo, apresente imagens de animais para a criança e peça para que ela repita o nome do animal em voz alta, após você. Agora repita o nome do animal realizando a divisão silábica e peça para a criança fazer o mesmo.
“Esse bicho é o ca-va-lo”, “Esse bicho é o e-le-fan-te”.
Já a consciência de palavras pode ser desenvolvida com a brincadeira “Quantas palavras eu falei?”. Comece com frases curtas e depois vá aumentando o número de palavras na frase de acordo com o desempenho da criança.
Diga: “João está feliz” e pergunte “Quantas palavras eu falei?”. A criança deverá responder “três”.
Capriche na entonação para que a criança consiga distinguir.
Os pais também podem ajudar no desenvolvimento da consciência fonêmica, brincando de manipulação fonêmica. Apresente uma palavra para a criança e manipule os sons individualmente. Comece pelas vogais e apresentando palavras curtas, depois vá aumentando conforme o progresso da criança.
Peça para que a criança repetir o som de cada letra individualmente da palavra “foca”. Agora, peça para que ela diga outras palavras que comecem com essas letras! “Formiga, ornitorrinco, cachorro e abelha”.
Essas brincadeiras podem parecer simples, mas trazem inúmeros benefícios e facilidades para que a criança desenvolva a leitura e escrita. Além disso, podem ser feitas em qualquer lugar ou tempo livre em que as crianças estejam entediadas. Assim, elas aprendem brincando e se desenvolvendo.
> Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber, autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, palestrante, especialista em educação especial na área de deficiência mental e psicopedagogia clínica e institucional pela UniFil Londrina e em psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser mestra em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie.