(Foto Ilustrativa)
Dica: Não exagere na alimentação, tente controlar o nervosismo e a insegurança
Leonardo Chucrute
Estamos a poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A postura do candidato daqui para frente é crucial para que esteja preparado para responder às 180 questões objetivas e ter bom desempenho na redação. Lembrando que a prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão digital quanto na impressa.
Nessa reta final, recomendo que estude utilizando os fichamentos e resumos que já tem. Concentre-se nos assuntos que tem mais incidência no exame. Nesse período, é fundamental ter equilíbrio e analisar um pouco de cada matéria, em torno de uma hora e meia. Ficar focado muito tempo em um só conteúdo pode levar ao cansaço e ser improdutivo.
Treine fazendo provas anteriores para aprender a administrar o tempo. Dessa forma, vai se sentir mais familiarizado e à vontade com o exame. Tenha atenção especial com a matemática, essa é a única disciplina em que 100% das questões é de uma área de conhecimento.
Lembre-se da importância de tirar uma boa nota na redação, já que ela pode ser decisiva na classificação em concursos concorridos e recebe um grande peso no Sistema de Seleção?Unificada (Sisu). Certifique-se de que está craque em relação aos temas cobrados e na estruturação do texto. Busque na internet pelas redações nota 1000, assim pode tê-las como referência para criar o seu padrão para fazer a redação.
Outra dica para esse momento é tentar ter noites de sono tranquilas. Busque dormir bem. Os médicos orientam ter oito horas de sono. Atente-se também à alimentação, pois ela influencia no bom rendimento. Coma alimentos saudáveis e que não sejam pesados, para não passar mal no dia da prova.
Após um ano letivo carregado de incertezas, o nervosismo e a insegurança podem ser vilões e atrapalhar os estudantes trazendo mais ansiedade. É natural se sentir assim, até porque a pandemia (novo coronavírus/Covid-19) trouxe novos desafios. Tenha calma e tranquilidade para fazer o exame. Atividades físicas podem te ajudar a relaxar e esfriar a cabeça. O exercício é bom, tanto para o físico quanto para o mental. Pense positivo: você se preparou e tudo vai dar certo.
> Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.