(Fotos: Divulgação)
“A importância de incentivar a cultura faz com que avancemos na conscientização individual e coletiva.
Ao levar autores ao encontro de novos leitores estamos estabelecemos a formação de novos escritores”.
O nosso quinto bate-papo com artista cultural é com...
Décio Machado - Uma figura ilustre da cidade de São Gonçalo (RJ). Presidente da Aglac (Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências). Nascido na cidade de São Gonçalo, formado em administração, romancista e artista plástico, cadeira nº 20 (Joaquim Nabuco).
Confira a entrevista com Décio Machado
Soube que acaba de lançar um novo livro, “Espelho Quântico”. Do que trata o livro com esse título tão sugestivo? É um novo romance ou algo ligado à ciência?
O livro ”O Espelho Quântico, Uma Nova Teoria do Universo” é um livro de Ciência. Uma pesquisa de mais de 30 anos sobre a origem do Universo. A ciência tem como parâmetro o conceito estabelecido depois do Big Bang. A Teoria do Espelho Quântico tem como fundamento o início do Universo, antes da Grande expansão, onde não havia luz e nem o calor. Só o intenso frio e a escuridão prevaleciam na singularidade...
Como escritor, quais obras já lançou? Como foram as experiências com a literatura por onde passou e viu a repercussão dos leitores?
O “Espelho Quântico, Uma Nova Teoria do Universo” será a minha oitava obra. Como escritor, sinto-me profundamente honrado pelos meus leitores, pois todas os meus livros estão esgotados. Algumas escolas adotaram os meus escritos, pois, também escrevo infantojuvenil e paradigmático.
Faço constantemente palestras e tento conscientizar a Coordenação Pedagógica sobre a importância de adotar livros de autores regionais.
O “Espelho Quântico, Uma Nova Teoria do Universo” foi lançado oficialmente no dia 3 de maio de 2023, no Teatro Municipal de São Gonçalo, às 19h. Fiz questão de lançá-lo em São Gonçalo, a minha terra natal. Depois irei para a Uerj e já tenho convites para outras universidades fora do Estado do Rio de Janeiro, como Bahia e São Paulo...
Sempre que vai a um evento cultural e tem a oportunidade de declamar um de seus poemas, qual retorno percebe do público que teve o impacto de apreciar seu trabalho com as palavras?
Tenho grande orgulho de declamar os meus poemas nas escolas e lugares que sou convidado. Muitas das minhas reflexões poéticas foram musicalizadas e se tornaram canções de sucesso na voz de Ian Medeiros, Beca Carvalho e Dilson Vilar. Destaco a música “Tocaia e Acordes em Flor” como as mais cantadas. Confesso que isso me traz grande satisfação e serve de incentivo para que os nossos músicos valorizem musicalidade de nossos talentosos poetas.
Além de escritor, também é presidente da Aglac (Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências), quais os desafios de trabalhar com a cultura numa cidade tão grande como São Gonçalo (RJ)?
Sou o atual presidente da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências. Isso me traz grande responsabilidade. Tenho consciência que ninguém faz nada sozinho, e tenho a compreensão que cada ser humano possui a sua particularidade. Hoje a Aglac tornou-se Patrimônio Imaterial e Cultural em nossa cidade e reconhecida pela cultura e a educação. Entre outros feitos, realizamos o segundo Concurso Nacional de Contos. Temos um registro definitivo e atualizado, que é o nosso CNPJ. Avançamos com o projeto de apadrinhamento nas escolas, com parceria da Secretaria de Educação do Estado e estabelecemos conversações com a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. Criamos um Centro Memória com depoimentos dos nossos acadêmicos, entrevistas com o “Gama Jornalismo”. Hoje temos um programa de rádio que abre espaço para os membros da Aglac e todos os artistas da cidade, e tem a direção dos acadêmicos J. Sobrinho, Zé Salvador e Décio Machado. Aproximamos a Aglac junto às escolas e os artistas. Essa vitória não é só do presidente, mas de todos que fazem parte da nossa querida academia local.
Na Aglac realiza concursos de textos e faz visita às escolas. Qual a importância de incentivar o despertar de novos escritores?
A importância de incentivar a cultura faz com que avancemos na conscientização individual e coletiva. Ao levar autores ao encontro de novos leitores estamos estabelecemos a formação de novos escritores. E assim oportunizamos os talentos que ainda não foram reconhecidos em sua arte.
> Quais os seus contatos para quem quiser conhecer mais de perto o Décio Machado, escritor?
(21) 98224-0484 (WhatsApp) | deciojrmachado@gmail.com | Facebook e Instagram: @decio.machado3