Publicidade

RH

Vida em Crônicas e Muito Mais...

Rofa Rogério Araújo

rofa.escritor@gmail.com

Bate-Papo Com Artista Cultural - Episódio 6

Merari Tavares - Abrindo portas para novos escritores

Musicista, editora e escritora fala sobre sua trajetória, o desafio de trabalhar também do outro lado da arte de escrever e as novidades

Entrevistas  –  30/05/2023 18:33

rofa
(Fotos: Divulgação)
 

“Nosso maior objetivo é encontrar talentos nacionais, publicando obras e conteúdos de qualidades, contribuindo assim para a difusão do livro e da leitura”

O nosso sexto bate-papo com artista cultural é com...
Merari Tavares - Nasceu em São Paulo, em 7 de agosto de 1990. É musicista, editora e escritora. É graduada em Letras, licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Faat (Faculdades Atibaia), e extensão em Produção Editorial (Unil - Universidade do Livro). Autora dos livros: “Rháuwey - Uma Escola do Barulho”; “Florência - A Borboleta que Virou Bailarina/Presentes de Natal - A Árvore Mágica”; “Minha Namorada Virtual"; "30 Minutos com um Estranho” e “597 Cartas de Amor”. Recebeu prêmios nacionais e internacionais. Destaque especial: o nome de Merari Tavares foi chancelado na placa de metal no Museu Conde de Linhares - São Cristóvão (RJ) Centro de Expressões Culturais - Antologia Histórica em Homenagem ao Conde de Linhares (Rio de Janeiro, 9 de outubro de 2012). Além dos livros que escreve, adora ler, em especial, romances. 

Confira a entrevista com Merari Tavares

Soube que acaba de lançar uma nova editora que, inclusive, leva o seu nome. A ideia foi de utilizar a experiência de escritora desde muito cedo para lançar novos escritores?

Rofa, primeiramente, gostaria de lhe agradecer pela oportunidade deste bate-papo e por poder falar um pouquinho sobre o meu trabalho e sobre as novidades.

Respondendo a sua pergunta, sim, a ideia foi de utilizar a minha experiência de escritora para lançar novos escritores. Apaixonada por livros desde criança, comecei a escrever meus primeiros livros ainda na adolescência. Desisti do curso da área de informática, um curso bastante promissor, para seguir a área de Letras, pois era ali onde meu pensamento sempre estava voltado, nos livros.

Em 2013 formei-me em Letras e, logo na sequência, realizei um curso de extensão na área da Produção Editorial, o que me abriu uma visão extraordinária para o mercado editorial. Nesta época, já havia publicado dois livros e já estava caminhando para o meu terceiro livro; havia realizado a minha segunda viagem internacional para a Feria del Libro de Buenos Aires como representante de uma associação em prol da literatura e de propagar os nomes dos autores que faziam parte daquela antologia.

Com experiência nesta área há mais de dez anos, iniciei minha carreira como escritora, aos poucos, ingressei no mercado editorial trabalhando com revisões de textos, diagramações, captação de autores, presença em feiras de livros, bienais e atuei também como editora-adjunta.

No entanto, em novembro de 2022, fundei minha própria editora, a Editora Merari Tavares, com o intuito de descobrir novos talentos, além de criar exclusivamente um espaço e oportunidade para os autores nacionais, contribuindo para a difusão do livro e da leitura. E sempre buscando trazer novidades para os nossos autores, tenho me aprimorado na área, especializando-me na área de Formação de Editores e de Publisher, a fim de adquirir os fundamentos para conduzir uma editora.

Por quais experiências tem passado como editora de livros, que é justamente o outro lado de escritora?

Como editora de livros, tenho estado do outro lado agora e as experiências são totalmente diferentes e as responsabilidades muito maiores. Antes, como autora, eu me preocupava apenas com a minha carreira; escrevia minhas obras, lançava-as e divulgava para o meu público. Agora, além da minha carreira, a dedicação é muito maior, pois administro a Editora e dedico-me a cada autor da casa e acompanho cada detalhe das obras lançadas. Avalio e seleciono os originais, promovo projetos e coletâneas, prospecto novo autores, edito as obras, além de acompanhar bem pertinho todas as áreas da produção editorial e administrativa.

Entretanto, embora as responsabilidades sejam grandes, é muito gratificante, pois o mundo editorial possibilita encontros maravilhosos e, através deles, encontramos e trazemos obras incríveis para os nossos leitores.

Como escritora, quais obras já lançou? Como foram as experiências com a literatura por onde passou e viu a repercussão dos leitores?

Como escritora, lancei as seguintes obras: “Rháuwey - Uma Escola do Barulho” (2011); “Florência - A Borboleta que Virou Bailarina/Presentes de Natal - A Árvore Mágica” (2012); “Minha Namorada Virtual” (2012), “30 Minutos com um Estranho” (2014) e “597 Cartas de Amor” (2016) por outras casas editoriais, mas que, aos poucos, estão sendo trazidas para a Editora Merari Tavares.

As experiências têm sido indescritíveis. Nas minhas aventuras literárias, realizei diversos lançamentos em escolas, ministrei palestras sobre A importância da Leitura e sobre a minha carreira como escritora; participei de Feiras de Livros, Bienais... Os lançamentos em Bienais do Livro são momentos únicos, pois ali existe a possibilidade de você receber leitores antigos e fazer novos leitores. Os encontros são inesquecíveis. Muitas vezes, fui surpreendida por leitores que marcaram presença nos meus lançamentos e arrancaram muitos sorrisos.

Minhas obras têm sido pauta para trabalho em escolas, em salas de aula, e isso tem me dado um grande orgulho. Saber que minhas obras têm despertado a curiosidade pela leitura, proporcionado momento de reflexões, lágrimas e sorrisos, isso tudo não tem preço.

Um momento que me marcou bastante foi quando um leitor saltou de parapente com uma obra minha no ar, pois naquele livro havia uma cena de parente e este leitor reproduziu esta cena em minha homenagem. Simplesmente inesquecível!

Foram muitos momentos incríveis e marcantes: minhas entrevistas para programas de TVs, rádio, viagens. Guardo todos estes momentos dentro do meu coração. Estas experiências só agregaram na minha vida e na minha carreira, pois, hoje, como editora, ao analisar um original e antes de tomar qualquer decisão, posso me colocar no lugar do autor, enxergar as dificuldades que um autor nacional possui para dar visibilidade à sua obra, assim como as dificuldades encontradas para publicar um livro com qualidade, ter reconhecimento e realização pessoal.

Quais os próximos projetos, seja como escritora ou editora? Continua como público principal os adolescentes e jovens, não esquecendo das crianças para quem já escreveu?

Os próximos projetos como escritora é continuar trazendo conteúdos que proporcionem, além de uma gostosa leitura, reflexões aos nossos leitores através de histórias semelhantes ao nosso cotidiano em que o leitor possa se identificar. Além de escrever histórias para crianças, adolescentes e jovens, o objetivo também é trazer mais conteúdos para os adultos, não que as obras anteriores não tenham trazido, mas, lá atrás, quando mais nova, o foco era voltado para as crianças e adolescentes.

Como editora, os próximos projetos são: continuar promovendo coletâneas em que possamos dar oportunidade para os novos autores participarem conosco e mostrar o seu talento de forma conjunta, além de dar visibilidade a eles, permitindo que o público conheça o trabalho e a escrita de cada um. Além disso, nosso maior objetivo é encontrar talentos nacionais, publicando obras e conteúdos de qualidades, contribuindo assim para a difusão do livro e da leitura.

Quais os seus contatos para quem quiser conhecer mais de perto Merari Tavares, escritora e editora?

Para quem quiser conhecer o nosso trabalho mais de perto, participar dos nossos projetos, acompanhar as novidades ou até mesmo publicar um livro, é possível nos seguir através das nossas redes sociais e, também, através no nosso site. Seguem os nossos contatos e redes sociais: Instagram @editorameraritavares | Site | E-mail: contato@meraritavares.com.br | Facebook

 

Por Rofa Rogério Araújo  –  rofa.escritor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×