(Fotos: Divulgação)
“É muito bom poder ensinar algo, através de uma produção literária porque as minhas obras têm uma pegada didática, inclusive, servindo para a sala de aula”.
O décimo bate-papo com artista cultural é com...
Lívia Lugão Oliveira - Escritora, licenciada em Pedagogia, residente em São Gonçalo (RJ), com seis obras publicadas, entre fanzines de poemas e livros infantis. São eles: “Memória Canina”, “Coralina, a Elefanta Bailarina”, “Janaína, a Formiguinha Gente Fina”, “Lado Esquerdo Pinta no Dedo”, “Pausa Poética” e “Ilha”. Com o objetivo de promover a leitura e a inclusão social, a autora participa de eventos culturais e literários em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Confira a entrevista com Lívia Lugão
Você é escritora há quanto tempo? Quando se descobriu com o dom de escrever e pertencer à literatura brasileira?
Eu descobri que tinha o dom da escrita quando participei de festivais de poesia, os 16 anos, no meu tempo de Ensino Médio. Participando, consegui ganhar, consecutivamente, em primeiro lugar. A professora pedia um poema e eu preparava e vencia os festivais promovidos na escola, ganhando troféus como os melhores poemas, durante três anos. No terceiro ano já era jurada porque ninguém queria participar comigo. Assim, minha professora percebeu e disse que tinha o dom para essa “coisa de escrever poesias”. Depois, a Litteris Editora promoveu um concurso para a antologia “Grandes Escritores do Rio de Janeiro” e o meu conto “Pode contar comigo” foi selecionado. Isso aos 19 anos. E eu não parei mais...
Sei que é escritora de livros infantis. Seu público é exclusivamente nessa faixa etária? O que tem vivido com as crianças em sua carreira?
Basicamente, sim. Tanto que, hoje, tenho quatro obras infantis que é meu público-alvo, mas também já escrevi contos e poemas sobre diversos temas, para mulheres, jovens e adultos. Lancei meu primeiro livro chamado “Memória Canina”. Eu descobri que tinha jeito para escrever para crianças. Esse foco foi tanto que hoje estou me formando em Pedagogia porque é o universo que gosto de estar.
Como escritora, quais obras já lançou? Como tem sido as experiências em eventos que participa como “artista literária”?
Eu tenho seis obras publicadas, entre fanzines de poemas e livros infantis. São eles: “Memória Canina”, “Coralina, a Elefanta Bailarina”, “Janaína, a Formiguinha Gente Fina”, “Lado Esquerdo Pinta no Dedo”, “Pausa Poética” e “Ilha”.
As minhas experiências com as crianças são as mais ricas possíveis. Elas têm muita curiosidade em saber a respeito da produção de um livro, sobre quem escreveu e como conseguiu chegar àquele livrinho que está em suas mãos. É muito bom poder ensinar algo, através de uma produção literária porque as minhas obras têm uma pegada didática, inclusive, servindo para a sala de aula. É uma troca muito rica com as crianças que se encantam em saber quem escreveu aquele livro. Além de tudo, o incentivo à leitura para os pequenos que pode influenciá-los para toda sua vida.
Quais os próximos projetos como escritora? Como sente o seu público principal infantil em relação à aceitação e leitura de suas obras?
O meu próximo projeto se chama “Aninha Baleiazinha”, que abordará sobre o bullying, sendo algo bem atual e que serve de alerta para o que tem acontecido nas escolas e que afeta em cheio a vida das crianças, podendo levar a traumas para toda sua vida. A aceitação de minhas obras é muito bacana, já que incentivo o mundo da imaginação das crianças, inclusive ao colorir os livros que sempre têm esse propósito para que interajam. Sempre como reação de surpresa ao ter a autora presente ali ao seu lado.
Quais os seus contatos para quem quiser conhecer mais de perto a Lívia Lugão, escritora?
Facebook: @Lívia Lugão Oliveira | Instagram: @escritaporlivialugaonew