(Fotos: Divulgação)
Túnel do tempo: Haverá visitas guiadas para escolas e grupos previamente agendados
Uma viagem ao passado. A exemplo do que vai acontecer em todo o Brasil, com mais de mil instituições museológicas cadastradas, o MMTB (Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro) fará parte da 12ª Semana Nacional de Museus. A exposição foi batizada de "Volta Redonda - Marco da industrialização brasileira" e reúne fotos em preto e branco que contam um pouco da história da cidade e sua gente. Haverá visitas guiadas para escolas e grupos previamente agendados, além da expectativa de grande público. A visitação acontecerá de 12 a 16 de maio, das 9 às 18h. Aproveitando o evento, será lançada a campanha "Amigos do Museu", com o objetivo de arrecadar contribuições que serão aplicadas no apoio e desenvolvimento de projetos e atividades do MMTB.
Confira a entrevista com a coordenadora do projeto
A Fotografia Como Inclusão Social, Angela Do Bem
Quando nasceu a Semana Nacional de Museus e como surgiu o convite para o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro participar?
O evento nasceu para comemorar o Dia Internacional de Museus, criado em 1977 pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), e tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data e o convite surgiu por sermos cadastrados no Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), criado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009.
"Museus - Coleções Criam Conexões" é o tema proposto pelo ICOM este ano para todos os museus participantes? Como o MMTB desenvolveu esse tema?
Segundo o ICOM, a escolha para 2014 lembra que os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas ao redor do mundo e nosso tema tem como foco o surgimento da industrialização que se deu em Volta Redonda e é tema sempre recorrente nas escolas e universidades, principalmente por ocasião dos 60 anos de morte do fundador da CSN, o ex-presidente Getúlio Vargas, em agosto deste ano. Essa é a conexão que queremos criar com a nova geração, relembrando a importância do nosso passado histórico.
Quantos museus participam do evento em todo o Brasil? E qual a expectativa de público em Volta Redonda?
Segundo o Ibram, a temporada de eventos terá participação recorde de museus e outros centros culturais: um total de 1.337 instituições inscreveram eventos e garantiram sua participação com mais de 4 mil ações que movimentarão o campo cultural brasileiro ao longo do mês de maio, trazendo, inclusive, reflexos positivos na economia. Em Volta Redonda, nossa expectativa é grande e sempre positiva, pois estamos com as vagas praticamente preenchidas para visitas guiadas de escolas e grupos.
Quando e como nasceu o MMTB? E com que objetivo?
Fundado em 19 de outubro de 2012, tem o objetivo de preservar e propagar a história do trabalhismo brasileiro, principalmente por meio da construção da CSN e seus operários oriundos de diversas partes do Brasil, como também do surgimento da Cidade do Aço.
Eventos assim são importantes para tornar conhecido o MMTB. O que mais poderia ser feito para popularizar o MMTB?
Com certeza, afinal, não é uma prática comum aos brasileiros visitarem museus e a criação deste evento dá visibilidade às instituições, que enfrentam sérias dificuldades para se manterem abertas. No nosso caso, a maior dificuldade que enfrentamos é a falta de aporte financeiro, de patrocinadores. Por isso aproveitaremos a 12ª Semana de Museus do Ibram, para lançar a campanha "Amigos do Museu", com o objetivo de arrecadar contribuições que serão aplicadas no apoio e desenvolvimento de projetos e atividades do Museu, que nos possibilitará, por exemplo, a contratação de serviços e funcionários especializados, a aquisição de acervos e equipamentos, além da promoção de eventos culturais, seminários, palestras e cursos, sempre com o objetivo de atrair mais e mais público.
A colaboração de qualquer quantia pode ser feita por débito automático em conta de água (Saae-VR), que devem ser solicitados no telefone (24) 3346-4025. Há ainda a opção de doação em espécie na sede da instituição. Fica então o convite para que você, leitor, participe ativamente na vida do nosso Museu e se junte a nós, nesse grupo seleto de amigos que contribuirão para que o Museu do Trabalhismo seja cada vez mais motivo de orgulho para todos os voltarredondenses e brasileiros.
Serviço
Será lançada a campanha "Amigos do Museu", com o objetivo de arrecadar contribuições
que serão aplicadas no apoio e desenvolvimento de projetos e atividades do MMTB
> Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro - Rua 19, nº 21, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Participação na 12ª Semana Nacional de Museus com a exposição fotográfica "Volta Redonda - Marco da industrialização brasileira". De 12 a 16 de maio, das 9 às 19h, na sede do Clube Foto Filatélico.