(Fotos: Divulgação)
Jovem fica como bolsista por um ano e depois é
convidado a fazer parte de alguma coreografia da Cia.
> Leia também: República do Movimento apresenta espetáculo em VR
Oportunidade para quem quer desenvolver o talento na arte de dançar. A República do Movimento abre suas portas para rapazes interessados em fazer parte do quadro de bolsistas da Cia. Basta comparecer à sede da companhia (Rua São Gabriel, 54, Niterói), até 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 15 às 18h, ou ligar para (24) 3346-2534 e agendar uma visita.
Podem se candidatar jovens de 14 a 30 anos, com disponibilidade de dois dias por semana, das 18h às 21h30. O professor e bailarino Rafael Mendes (fundador da República, junto com a professora e bailarina Lissiana Schlick) explica que todos os inscritos passam por um estágio provatório de três meses. Fundada em novembro de 2007, a Cia. tornou-se um referencial da dança e um espaço de democratização do acesso às artes e à cultura em Volta Redonda.
Confira a entrevista com Rafael Mendes
Durante quanto tempo esses rapazes serão bolsitas? Terminado esse período, como são escolhidos aqueles que farão parte da Cia.?
Normalmente o jovem fica como bolsista por um ano, depois é convidado a fazer parte de alguma coreografia da Cia., substituindo algum bailarino antigo, até fazer parte efetivamente da companhia.
Desde quando vocês colocam em prática esse projeto voltado à responsabilidade social na concessão de bolsas integrais a adolescentes e jovens?
Faz seis anos que temos esse trabalho com os bolsistas, que foi criado como um mecanismo de desafiar esses jovens. Já dizia Paulo Freire: "Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve".
Quantos bolsistas já passaram pela República? Quais se destacaram, seguiram carreira?
Mais de 100 jovens já passaram pela República do Movimento, atualmente temos três cursando graduação em dança na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e uma na federal em Viçosa.
Bolsistas aprendem a potencializar seus talentos, valorizando sua bagagem individual
O projeto atende apenas o sexo masculino? Por quê?
A Cia. República do Movimento é conhecida nacionalmente por trabalhar diferentes linguagens (dança de salão, contemporâneo, jazz, balé clássico etc.), trabalhamos muito em casal. Moças nos procuram a todo momento, nossa lista de espera para damas é enorme, por isso estamos convocando apenas rapazes neste momento.
Nesse período de projeto, o que vocês observam de crescimento nesses bolsistas, além da parte técnica e habilidades específicas para a dança?
Acreditamos que todos têm talentos e uma bagagem muito rica, nós ensinamos esses jovens a potencializar seus talentos, valorizando sua bagagem individual, auxiliando-os na formação de planos de vida.
Serviço
> Bolsistas/República do Movimento - Comparecer à sede da companhia até 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 15 às 18h. Rua São Gabriel, 54, Niterói, Volta Redonda. Telefones: (24) 3346-2534 / (24) 9-8135-6894. Site. A Cia. trabalha também com aulas de dança de salão, jazz, hip-hop, balé e dança contemporânea - individual e em grupo. Faz bailes mensais e coreografias para eventos.
Edição impressa