Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

"Comemorando o Nascimento do Poeta"

Livraria Veredas recebe sarau em homenagem a Drummond

Coletivo Poesia em Volta é selecionado para realizar em Volta Redonda projeto feito pela poeta Marina Mara, de Brasília

Entrevistas  –  28/10/2014 15:16

1

(Fotos: Divulgação)

"Declame para Drummond" reunirá leitores e poetas, com a
intenção de ler poemas de Carlos Drummond de Andrade e autorais
 

"E agora, José?", "Poema das sete faces", "Resíduo", "Confidências de Itabirano", "Procura da Poesia"... Nesta sexta-feira, 31, às 19h, a Livraria Veredas - Pontual Shopping, em Volta Redonda, abre as suas portas para "Declame para Drummond - Comemorando o nascimento do poeta". O projeto é feito pela poeta Marina Mara, de Brasília. Ela desenvolve essa ação há dois anos e divulga aos interessados em participar. Regina Vilarinhos, do Poesia em Volta, se inscreveu e foi selecionada. 

- Serão vários eventos espalhados pelo país para comemorar o nascimento do poeta - explica, acrescentando que em Volta Redonda Giglio, Anielli Carraro, Vinicius Brandão e a jornalista Giovana Damaceno são os convidados especiais. 

O evento não é exclusivo do Poesia em Volta, coletivo de poetas que realiza saraus e eventos literários em Volta Redonda e na região. Regina conta que, depois da seleção, entrou em contato com a Veredas para poder fazer o sarau lá: 

- O espaço é ideal e, além disso, a Livraria faz aniversário em novembro. Fizemos uma vez "A hora de Clarice", em homenagem à escritora Clarice Lispector. 

Confira a entrevista com Regina Vilarinhos 

2 

"As pessoas poderão levar qualquer poema de Drummond ou poema autoral"

Por que a escolha de Drummond (além da comemoração do nascimento do poeta)? 

A escolha é por conta da intenção de participar do projeto da poeta Marina Mara, de Brasília. 

Como vai funcionar o evento? Qual será a dinâmica? 

O sarau é uma reunião de leitores e poetas amigos, com a intenção de lermos poemas de Carlos Drummond de Andrade e poemas autorais. Alguns poemas como "E agora, José?", "Poema das sete faces", "Resíduo", "Confidências de Itabirano", "Procura da poesia" não podem faltar num sarau de Drummond. Mas as pessoas que quiserem participar podem ler poemas de sua preferência. 

3

Evento conta com as participações de Anielli Carraro, Vinicius Brandão, Giovana Damaceno e Giglio

O que os quatro convidados têm em comum e que levaram o Poesia em Volta a chamá-los para essa participação especial? 

O Poesia em Volta conta com a participação de Anielli, Giglio e Vinicius sempre. Giovana Damaceno é escritora e amante da obra de Drummond, e também esteve presente no evento de Clarice Lispector. 

O público poderá levar poemas de Drummond, ou poemas autorais que tenham como tema o poeta e sua obra? 

As pessoas poderão levar qualquer poema de Drummond ou poema autoral. 

Como anda o cenário para a poesia em Volta Redonda? É impressão minha, ou houve uma desaquecida nos saraus, que aconteciam com mais frequência na cidade? 

O Poesia em Volta não tem feito saraus, muitos compromissos individuais nos levaram a dar uma pausa. Sei que acontecem saraus no bairro Santa Cruz, a Roda de Rima e tem outros poetas que realizam eventos. Qualquer pessoa que vença a timidez de se apresentar em público pode e deve divulgar a poesia, isso é atitude e é muito válido. 

A livraria é o local ideal para esse tipo de evento? Levar a poesia para as ruas, os bares, os teatros, as boates e tudo mais deixou de ser uma alternativa em Volta Redonda? 

O ambiente da livraria favorece. Mas a poesia pode estar e ir para qualquer ambiente. As alternativas sempre existirão. 

O que mais impede as pessoas envolvidas com o fazer poético a divulgar cada vez mais a poesia em Volta Redonda? 

Não vejo impedimentos, talvez um pouco de timidez. Durante o ano de 2014, tivemos muitos poetas lançando livros. Divulgação é trabalho contínuo, tem que usar rede social, e-mails, fazer contatos com os amigos, jornais, enfim, sair em campo.

Projetos. O que vem por aí? Depois do sarau? 

O que vier para somar é ótimo!

______________________________________________________
Serviço
 

> Declame para Drummond - Comemorando o nascimento do poeta - Sexta-feira, 31, às 19h, na Livraria Veredas. Rua 14, n. 350, loja 59, Pontual Shopping, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.

Edição impressa

3

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×