A área construída foi ampliada para 600 metros quadrados de estrutura de estandes. A Tenda Principal, onde acontecerão as palestras e as mesas de debate e reflexão, está climatizada e com estrutura de grandes eventos. Serão três palcos com sonorização e iluminação, além de área de alimentação com restaurante. Cerca de 50 escritores. A II Bienal do Livro de Volta Redonda começa nesta quinta-feira, 7, e segue até 10 de maio, das 10 às 22h, no Condomínio Cultural do Instituto Dagaz.
Marinez Fernandes (Relação Institucional) destaca também, entre as novidades, que a sala do Cine Clube Cinestesia terá exibições de curtas e longas-metragens e duas áreas para contação de histórias. Ela informa que os estandes foram para a Praça e a Tenda Principal foi para a área interna da Associação de Moradores do Volta Grande III, local do evento. Outra novidade é o aplicativo para celular, onde os visitantes podem acompanhar toda a programação.
Em 2012, O Instituto Dagaz foi contemplado no edital público do Ministério da Cultura e era para ser uma pequena feira de livros, algo em torno de R$ 50 mil. Marinez conta que numa conversa entre os gestores e produtores do Dagaz, veio a ideia de arriscar e crescer o evento para Bienal do Livro.
- Fizemos isso, investimos mais R$ 60 mil (risos). Ficamos com dívida por quase um ano, mas conseguimos honrar nossos compromissos recorrendo aos amigos, empresários e familiares. Hoje, temos proposta e convites para levar a Feira para outros municípios, o que deve acontecer ainda este ano - diz.
Confira a entrevista com Marinez Fernandes
(Foto: Divulgação)
"Não se realiza um evento desses com menos de R$ 80 mil; se fosse
para realizar da forma que gostaríamos, seria algo em torno de R$ 220 mil"
Quais as atrações deste ano? Quantos artistas envolvidos? Quantos estandes? Qual a média de público da edição anterior? E qual a expectativa pra este ano?
Serão aproximadamente 50 escritores oriundos de vários estados do Brasil. Consolidamos parcerias com os selos OFF Flip - Paraty; Flizo - Feira de Livros da Zona Oeste - Rio de Janeiro; Academia Voltarredondense de Letras. Teremos a Dança dos Velhos de Paraty; Jongo de Pinheiral; Jongo Infantil de Barra de Piraí; Coral Espírita Abassá de Omolu, de Mangaratiba; Cagério e Banda Cirandolé, de Angra dos Reis; Sertanejos de Resende; Tupã Darcy, de Paraty; Seresteiros de Conservatória; Roda de Rima de Volta Redonda; e sarau com Wesley Faria. Fechamos parceria com a Fundação Dorina Nowill para cegos. Teremos uma área com acesso a programas e audiobooks, além de palestras com os especialistas. Uma média de 250 artistas envolvidos. Serão 23 estandes. Na edição anterior, o público foi em torno de 15 mil visitantes. Esperamos de 15 mil a 20 mil, desta vez.
O objetivo da Bienal vem sendo alcançado?
O objetivo é fomentar a prática e o hábito da leitura e da escrita, de forma lúdica, em todas as faixas etárias. Oportunizar o encontro entre autores e leitores, democratizar o acesso aos variados estilos literários. Dar visibilidade aos escritores e escritoras da região e mobilizar escritores, poetas, estudantes, músicos, artistas em geral e toda a população, para o fortalecimento da arte e da cultura.
Como é a adesão dos artistas e do público?
A adesão é imediata, escolas, comunidades, de coletivos, poetas e escritores.
Qual (ou quais) a maior dificuldade na realização da Bienal, na primeira e na deste ano?
A primeira, a própria realização da Bienal, por acontecer fora dos grandes centros e dos locais tradicionais de realização de grandes eventos, e na expectativa de aceitação de um evento que, até então, não era realizado na cidade, até porque a Bienal do Livro de Volta Redonda é um evento que agrega vários segmentos artísticos e culturais. Este ano, o tema abordado é Diversidade Cultural, ampliando a discussão e o debate.
Qual a maior novidade este ano?
A realização da Feira com apoio do empresário local, novos expositores de nossa cidade, atrações e adesões de selos e marcas que investem no ramo do livro e leitura.
A área de acessibilidade e as mesas, como a de Juana Nunes, do Ministério da Cultura e Secretaria de Política Cultural, que acontecerá na sexta-feira, às 14h; debate a Escola como Espaço de Circulação e Introdução da Diversidade Cultural.
Uma área exclusiva para o lançamento e degustação das receitas do nosso livro, "A cozinha dos quilombos: Memórias, sabores e territórios", com assinatura do chef Júlio Ramos.
O cortejo que abre a Bienal está com a coordenação de Clarete Patrocínio, que trará Os Meninos do Batuque, além dos artistas convidados.
Obviamente que para realizar um evento deste porte exige dinheiro. De que forma foi possível captar esse dinheiro? Qual a média de investimento?
Ainda não conseguimos realizar a Bienal da forma que gostaríamos. O projeto está aprovado pela Lei Rouanet, mas não conseguimos investidores que atendessem a mesma. Buscamos novos parceiros como a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, a iniciativa privada e os próprios fornecedores, que passam ser parceiros.
A Prefeitura de Volta Redonda, que entrou com serviços essenciais, e a própria de Secretaria Municipal de Educação, que passa a ser o instrumento principal e agregador, levando as escolas e incentivando a participação dos professores e alunos. Não se realiza um evento desses com menos de R$ 80 mil. Se fosse para realizar da forma que gostaríamos, seria algo em torno de R$ 220 mil, com pagamento de cachês, mídia, atrações, lançamentos etc. Este ano temos mais parceiros em serviços do que recursos financeiros diretamente, o que possibilita a realização.
Para a realização da Bienal deste ano, quando começaram os preparativos, quantas pessoas envolvidas?
Desde o final da última edição estamos planejando esta Bienal, levantando os erros e acertos. Produzir mesmo, já se vão cerca de seis meses. São 50 profissionais envolvidos na execução:
. Relação Institucional - Marinez Fernandes
. Produtora Executiva - Marcia Fernandes
. Curadoria - Regina Vilarinhos
. Coordenação de Produção - Aline Marah Ribeiro
. Coordenação das Atrações Culturais - Camila Araujo
. Logística - Andre Felipe Chaves
. Contatos e Agendamentos - Daiane Landim
. Mídias Sociais - Matheus Brum
. Comunicação - Bruna Castilho e UniFOA
. Programação Cine Clube Cinestesia - Larissa Garcez
. Coordenação Financeira - Janaina Souza
. Apoio - Igor Marcus
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Serviço
> II Bienal do Livro de Volta Redonda - Dias 7, 8, 9 e 10 de maio. Horário: das 10 às 22h. Local: Condomínio Cultural do Instituto Dagaz, Rua Sargento Paulo Moreira, 248, bairro Volta Grande III, Volta Redonda. Entrada: gratuita. Mais informações: (24) 3336-3636, site, Facebook. E-mails: bienaldolivrovr@gmail.com e institutodagaz@hotmail.com
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