Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Talento Natural

Os desenhos realistas e as pinturas impressionistas de Beatriz Lemos

Autodidata, artista de Resende vem chamando a atenção de quem tem paixão por artes plásticas

Entrevistas  –  12/06/2015 09:56

Publicada em: 10/06/2015 (17:49:38)
Atualizada em: 12/06/2015 (09:56:13)
 

1

(Fotos: Divulgação)

"Foi desenterrado um talento gracioso, onde Deus, o verdadeiro artista,
que criou com sua sabedoria os céus e a terra, me concedeu um dom da criatividade;
quando vi o meu primeiro desenho, fiquei surpreendida comigo mesma"
 

> Confira o roteiro com as exposições que podem ser vistas na região

Desenhos realistas e pinturas impressionistas. Beatriz Lemos, de Resende, vem chamando a atenção de quem tem paixão por artes plásticas. Ela foi selecionada para a 15ª Galeria Rio Sul e vem conquistando mais e mais admiradores na internet.

- Para o desenvolvimento dos meus trabalhos nos desenhos utilizo uma variação de materiais como o grafite, a aquarela, o lápis de cor e a caneta esferográfica ou nanquim. Os desenhos são desenvolvidos no estilo realista, destacando a sombra e a luz, colocando profundidade e perspectiva - explica. 

As pinturas são influenciadas por grandes mestres da pintura, como Vincent Van Gogh e Monet, entre outros. Ela conta que usa os dedos para pintar, técnica que adquiriu por meio de referências e pesquisas.

- Isso começou a ser desenvolvido, a partir do momento em que percebi que não me adaptava com os pincéis. Além de proporcionar ao artista um contato maior com sua obra, a pintura a dedo dá naturalidade à obra - diz. 

Tudo começou em 2013. Autodidata, ela cursa o 3º ano do ensino médio e aceita encomendas de pinturas e desenhos, porque, segundo a artista, além de ser um incentivador ao seu talento, é uma forma de reconhecimento do seu trabalho. 

- Foi desenterrado um talento gracioso, onde Deus, o verdadeiro artista, que criou com sua sabedoria os céus e a terra, me concedeu um dom da criatividade. Quando vi o meu primeiro desenho, fiquei surpreendida comigo mesma. E não foi por influência que eu comecei a desenhar, simplesmente foi desenvolvido sem ter nenhuma base e conhecimento. A partir do momento em que percebi que eu realmente tinha o talento, comecei a praticar e aprimorar as minhas habilidades - fala. 

Confira a entrevista com Beatriz Lemos 

A ideia de divulgar seus trabalhos nasceu agora? Ou você vem amadurecendo isso aos poucos? 

No ano passado comecei a divulgar os meus trabalhos, por meio das redes sociais. E com isso fui amadurecendo a ideia de expor e divulgar as artes com um grupo de amigos, que por sinal são desenhistas autodidatas também, e hoje temos uma página que envolve estilos e técnicas distintas. E a intenção da página é divulgar nossos trabalhos e incentivar as pessoas a valorizarem a arte.

Quantas obras você tem prontas? Trabalha diariamente ou de quanto em quanto tempo em cada nova obra?

2

Cada pintura e desenho tem sua complexidade. Mas geralmente o tempo gasto para o desenvolvimento do trabalho fica em torno de duas horas ou mais. Sou autodidata, nunca fiz um curso ou algo relacionado ao desenho e à pintura. Mas a cada dia busco me aprimorar, testando novas técnicas, estilos e materiais. E sempre aceitando novos desafios, pois com persistência alcançamos nossos objetivos. Tenho mais de 100 obras finalizadas, mas pretendo aumentar esse número. Tento manter uma rotina com os desenhos, diariamente faço um esboço, para que eu não perca as minhas ideias e a habilidade. Reservo sempre um tempo, para que eu possa praticar e estudar. E me atualizando a cada instante nesse universo artístico.

A arte mudou de que forma sua relação com as pessoas e com a vida? Pensa em desenvolver trabalhos especialmente para uma exposição individual?

A arte me fez ver a vida de um ângulo diferente, pois ela me ensinou a fazer aquilo que eu realmente fazia de melhor. E para você ter sucesso não basta você ter dinheiro e um certo poder aquisitivo, mas sim ter a felicidade e a satisfação a cada dia. E por meio da arte, consigo expressar os sentimentos e os acontecimentos da sociedade. Tenho interesses de produzir trabalhos especialmente para uma exposição individual. Pois é um meio de divulgar as minhas obras e expandir os meus horizontes na área da arte.

Como é o seu processo criativo? Dedica um tempo para isso, no sentido de disciplina? Ou quando surge a inspiração?

Mantenho sempre uma disciplina para fins de pesquisas e estudos, que englobam a pintura e o desenho. Não espero pela inspiração, até porque o desenho é o meu auxiliar para o meu bem estar, ele me ajuda a desestressar, a desenvolver a criatividade e é uma forma também de expressar as minhas emoções.

Conhece os trabalhos dos artistas locais? Gosta de algum em especial? A questão dos espaços para expor. Como você analisa, regionalmente falando? E na sua cidade? Qual ou quais seriam os caminhos para tornar mais popular o acesso às artes plásticas?

A interação da arte na cidade vem ganhando o seu espaço, dando oportunidade para aqueles que são iniciantes na área da arte e também aqueles que já exercem. Eu fui uma das selecionadas para expor uma das minhas obras na galeria da TV Rio Sul, e isso me incentivou muito em relação à minha carreira. E agora eu não tenho dúvida de que realmente quero caminhar pelas artes plásticas.

Projetos. O que vem por aí?

Tenho novos projetos a serem realizados, mas por enquanto não saiu do papel. Venho estudando o projeto ainda, para que tudo aconteça de forma correta. Porém estou demasiadamente feliz com tudo o que está acontecendo na minha vida, e quero mesmo que esses projetos se concretizem e geram uma grande repercussão. Portanto, a cada dia me interesso por esse mundo fascinante da arte. E estou em constante aprimoramento, em busca da perfeição.

> Fique por dentro das novidades no Facebook da Beatriz e na Página do Grupo

________________________________________________________
Serviço
 

3

> 15ª Galeria Rio Sul - Até 23 de junho. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22h, e aos sábados, das 8 ao meio-dia. Corredor Cultural da Associação Educacional Dom Bosco, na Avenida Coronel Professor Antonio Esteves, no Campo de Aviação, em Resende.

Edição impressa

1

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Denise

    Já acompanho há algum tempo o trabalho dessa talentosa artista. Inclusive tive a oportunidade de adquirir uma desenho traçado por ela para o desenvolvimento de um projeto pessoal. Sem dúvida se trata de uma artista nata e que possui um diferencial incrível. Maravilhoso os trabalhos que ela executa e de altíssima qualidade. Parabéns Beatriz pelo talento e pelo sucesso que vem alcançando.