Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Pioneira

Transexual concorre ao título de Musa do Brasil

Paloma Salume é primeira trans a disputar o concurso; dançarina/atriz de Volta Redonda foi escolhida pela empresa do evento para competir com mulheres

Entrevistas  –  16/08/2017 13:56

Publicada: 21/07/2017 (16:15:43) . Atualizada: 16/08/2017 (13:56:33)

1

(Fotos: Divulgação)

“Por lei, sou mulher; hoje em dia, não precisa fazer cirurgia para mostrar que é mulher” 

De “Transtornada” a Musa do Brasil. A transexual Paloma Salume, de Volta Redonda, está sob os holofotes mais uma vez. A dançarina profissional, musa fitness precursora de 39 anos vai colocar à prova suas medidas: 95Kg, 110cm de busto, 78cm de cintura, 115cm de quadril e 70cm de coxa. Ela é a primeira trans que concorre ao título de Musa do Brasil. Vai representar o Estado de Roraima. O concurso começa em agosto e a final será em novembro, em São Paulo. 

- O Musa do Brasil é o maior concurso de beleza da atualidade. Diferente do Miss Brasil, mostra a mulher brasileira e reúne todos os estados na disputa da mulher mais bonita do Brasil, é um concurso de elegância e sofisticação - explica. 

Paloma é muito conhecida em Volta Redonda, e na bagagem traz participações em programas como o do Wagner Montes, o “Domingão do Faustão”, além de ter atuado no Canal Brasil, Canal Sem Frescura (com a Rogéria) e Rádio Globo, entre outros. Ela está muito satisfeita com a repercussão do concurso até agora, o que a está tornando ainda mais conhecida. 

- Sou muito grata a todos que me apoiam. Agradeço especialmente ao Lúcio Roriz (ator/diretor de teatro), por tudo que fez e faz por mim. É um grande professor, profissional e amigo. 

Confira a entrevista com Paloma Salume 

2

“Ainda existe preconceito com as trans/artistas; difícil dar oportunidades” 

Como você chegou ao concurso? Foi convidada, se inscreveu, houve uma seleção? 

Não me inscrevi, foi através de uma reunião de pauta da empresa do concurso para escolher uma transexual para disputar o título entre as mulheres. Eles observaram todas as transexuais conhecidas do Brasil e me escolheram para representar a classe. O início do concurso será em agosto e a final, em novembro, na cidade de São Paulo. Não tem votação, são artistas já selecionados que escolhem a campeã. 

O regulamento permite a participação de uma trans? Você não fez cirurgia de mudança de sexo. Isso está gerando polêmica? Como você está lidando com tudo isso? 

Já tenho o nome e sexo femininos em meus documentos, o que não me impede de disputar um concurso de beleza junto às mulheres. Por lei, sou mulher, e nos dias de hoje você não precisa fazer cirurgia para mostrar que é mulher. 

Há uma grande confusão quando o assunto é trans. Explique, por favor, para quem não sabe, exatamente o que é? 

Trans é quando você nasce no corpo errado e você luta para conquistar e se sentir bem com seu próprio corpo. 

O preconceito existe, isso é um fato. No universo artístico você se sente mais bem recebida? Sente que não há preconceito, ou que pelo menos ele é menor? 

Sim, ainda existe muito preconceito com as trans que são artistas. Difícil dar oportunidades, todos acham que trans é prostituta ou cabelereira. Isso é triste, mas estamos revertendo esse assunto, até mesmo como a minha diva inspiradora Rogéria.

_______________________________________________________

"Eu pedi para sair da Secretaria de Cultura de Volta Redonda. Estou esperando poder ajudar a minha cidade no governo do Samuca (prefeito Samuca Silva), que me deu a oportunidade. Mas quero estar com pessoas competentes, que saibam respeitar o próximo e fazer um belo trabalho".

_______________________________________________________

Há casos de artistas que são mais respeitados e reconhecidos fora de suas cidades (no seu caso, Volta Redonda). Como Volta Redonda te acolhe, no sentido amplo da palavra? 

Volta Redonda me recebe muito bem, as pessoas gostam muito de mim e fico muito feliz com isso. Mas, infelizmente, não entendo algumas coisas. Já gravei na Globo Rio e Globo São Paulo, no Projac me trataram muito bem, tenho meu registro profissional artístico (DRT - Delegacia Regional do Trabalho), que é válido em todo o território nacional. Já participei de vários programas, fiz muitos testes, gravei o “Domingão do Faustão”, que foi maravilhoso para o meu currículo. O que eu fico mais triste é que a filial TV Rio Sul nunca me chamou para participar de nenhuma pauta. Até já entrei em contato com alguns programas de lá e nem me responderam. Saio às ruas, meus amigos e fãs sempre me perguntam: “Por que a TV Rio Sul nunca te chama para fazer nada na nossa região, sendo que você já gravou na Globo?” Essa é a pergunta que fica. Eu também gostaria de saber. 

Você teve uma rápida passagem pela atual Secretaria Municipal de Cultura (Volta Redonda). Como foi a experiência? 

Basta ver os projetos da Secretaria. Aliás, se é que tem projetos, e como foi o aniversário de Volta Redonda. Acho que isso já é uma boa resposta. Outra coisa que ressalto: Eu pedi para sair, estou esperando poder ajudar a minha cidade no governo do Samuca (prefeito Samuca Silva), que me deu a oportunidade. Mas quero estar com pessoas competentes, que saibam respeitar o próximo e fazer um belo trabalho. Estou aguardando a resposta. Nada mais a declarar. 

Você também já se candidatou na área política (a vereadora). Pretende tentar novamente? Ou vai se dedicar exclusivamente à arte? 

Não sou política, não vou me candidatar novamente a vereadora. Sou artista, vivo da arte - sei fazer isso muito bem - e da cultura, que anda junto com os artistas.  
Nota da Redação: Paloma Salume foi candidata a vereadora em 2016 pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão) na coligação Por Uma Política do Bem. Teve 54 votos, não foi eleita. 

Projetos. O que vem por aí? 

Ajudar as comunidades mais carentes com dança, teatro, comunicação, entrosamento, tudo relacionado à cultura. Também sou vice-presidente da primeira Federação de Fisiculturismo x Angel Boys Fit, vou começar a apresentar um programa no canal de TV Action e também rumo à Musa do Brasil. E começo a trabalhar em outra novidade já neste domingo, 23, e vocês poderão conferir um gostinho aqui no OLHO VIVO.

_______________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×