(Fotos: Divulgação)
Ações visam trabalhar a conscientização da população em geral na prevenção do suicídio, alertando para as consequências da depressão
> Suicídio ocorre em todas as classes sociais; saiba quais os profissionais devem ser procurados pela família e a importância de levar o assunto a sério; pessoas próximas podem ser de grande ajuda num primeiro momento, localizando a necessidade de socorro; porém, o acolhimento, o carinho e o suporte leigos não são suficientes para a resolução de crises
Setembro Amarelo combina com música? Sim, claro. É o que garante a Avant, de MS, hoje residindo em São Paulo (SP), formada por Flip Quadros (bateria) e Thiago Silva (vocal). Por isso, começa em 4 de setembro uma ação em parceria com o Palco MP3 e o CVV (Centro de Valorização da Vida). A canção “Tudo vai passar”, composta pela dupla, será o tema do Mês Amarelo no maior site de downloads gratuitos de músicas do Brasil.
Flip Quadros conta que durante o ensaio para uma live veio a ideia da música no violão, e que não conseguia tirar isso da cabeça.
- Quando finalmente parei pra pensar na letra, percebi que não poderia ser algo comum, mas sobre coisas profundas. Coisas que trazemos no fundo de nossas almas. Foi então que mostrei a ideia ao Thiago, ele curtiu e juntos registramos nossas experiências e sentimentos em forma de música.
Na estrada com Avant
Avant é pop, mas não é descartável. Thiago Silva começou cantando no coral da igreja de sua cidade natal, Três Lagoas (MS), mas queria os palcos. Tempos depois tomou coragem e começou uma dupla sertaneja, só que não sentia que era aquilo ainda. Formou uma banda em seguida, mas diz que o pessoal queria por hobby e ele desejava seguir carreira. Aí um dia ouviu nos corredores da faculdade que a capital do estado era um celeiro musical e largou tudo, mudou-se pra lá e formou a Overview, que hoje é a Avant.
A história de Flip Quadros é um pouco diferente, mas nem tanto. Quando sua avó o presenteou com a primeira bateria, formou uma banda com seus melhores amigos e ensaiavam na garagem do seu tio. Porém, assim como Thiago Silva, diz que queria que a música fosse mais do que um hobby, que fosse a sua profissão. Então, montou e foi convidado a participar de outras bandas, até que surgiu a oportunidade de fazer parte da Avant. Estudou com Sandro Moreno (Zé Ramalho), já trabalhou como roadie, formou-se em Educação Física e se define como “um eterno estudioso de música e da vida em sua abrangência psicológica e espiritual”.
Veja o clipe de "Tudo vai passar"
Aprenda a letra
Me leva
Pra longe de tudo
Andei
Demais nesse escuro
Na tentativa de me encontrar
Parei de reparar
que o mundo anda tão louco
E já não quero me encaixar
Se não for pra deixar
A minha marca no mundo
Mas Tudo vai passar!
Me mostra
O que vem depois disso tudo
Vivi
Tempo demais nesse escuro
Na tentativa de ninguém notar
Que eu tava pra pirar
Perdi o controle de tudo
Tudo o que fiz pra anestesiar
Parou de funcionar
Me vi sozinho sem rumo
Mas tudo vai passar
Confira a entrevista com a dupla Avant
Como o Palco MP3 ficou sabendo do single? E como foi o convite para que ele se tornasse o tema do Mês Amarelo no site deles?
Thiago Silva - Quando lançamos nossa primeira música (“Sonhando com você”), upamos ela no site do Palco MP3 e depois de dois anos conhecemos o time do site num workshop de mercado musical. Quando souberam que éramos da Avant eles nos mostraram nossos números e que queriam nos conhecer já há algum tempo, pois nossa execução da música era significativa. Eles passaram a ter contato conosco, pois nos tornamos parceiros, lançando nossos singles lá de forma gratuita aos usuários do Palco MP3. Entre algumas conversas e pesquisas, souberam de nosso envolvimento com ações sociais, como o Mc Dia Feliz, onde fazíamos shows com arrecadação 100% para a AACC, daí para nos perguntarem se tínhamos algum trabalho voltado ao Setembro Amarelo foi um movimento natural. Imediatamente Flip e eu tomamos coragem pra gravar a “Tudo vai passar”, pois é sobre uma linha de ideias que sempre quisemos falar, é a nossa verdade. Somos os únicos artistas que trabalharão esse tema desta forma com eles.
Como estão as negociações para fechar a parceria com o CVV para trabalhar a conscientização da população em geral? E de que forma isso será feito?
Flip Quadros - Estamos muito felizes por todos os parceiros que temos nessa ação que significa muito pra nós, e ter a CVV também como um aliado, ou melhor, um dos maiores na história da causa, tem sido algo muito incrível, pois é algo do qual realmente vale a pena lutar. Pré fechamos com eles uma live em nosso Instagram para falar do Setembro Amarelo, sua importância e do trabalho da CVV.
Explique (para quem não sabe) o que é o Setembro Amarelo, O CVV e o Palco MP3.
Thiago Silva - O Centro de Valorização da Vida é uma associação sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. A associação é um dos três responsáveis pela iniciativa do Setembro Amarelo, que passou a ser o mês de prevenção ao suicídio.
O Palco MP3 é o maior site de downloads gratuitos de músicas do Brasil. Foi idealizado pelo Studio Sol, criadores também do Letras.mus, Cifra Club, entre outros. Contam com mais de 27 milhões de usuários ativos e mais de 100 milhões de downloads, nele artistas nacionais e independentes disponibilizam suas músicas gratuitamente para os usuários.
Agora vamos falar um pouco sobre a dupla...
Flip Quadros - Eu nasci em Campo Grande, mas cresci na fazenda, próximo a Sidrolândia, onde estudei até o ensino médio. Depois mudei para a cidade onde nasci para fazer faculdade, onde conheci o Thiago e passei a fazer parte do projeto.
Thiago Silva - Nasci em Três Lagoas (MS), filho de mãe solteira e doméstica que imprimiu em mim o gosto pela música. Cantei antes de falar, segundo ela. Quando cursava o último ano de Administração e fazendo uma disciplina como aluno especial no mestrado em Literatura, larguei tudo, mudei para Campo Grande e iniciei a Avant. E em questão de um ano conheço o Flip, que de seguidor da banda o chamei pra ser baterista, quando soube que ele tocava e que precisaríamos de um, das vezes que ele foi ao show via nos olhos dele o brilho de quem é apaixonado por música e queria viver aquilo. Ele trouxe ao projeto a visão de composição e de que falar suas próprias histórias nos colocaria em outra posição profissional.
Flip Quadros - A Avant, segundo a história (risos), existe desde 2015, criada a partir de um projeto que se chamava Overview, de 2014, e de tanto que as pessoas erravam a pronúncia do nome mudaram para Avant, já nessa ideia de seguir adiante. Depois de algumas mudanças na formação passamos a ser um duo. Temos como foco musical o gênero pop, já lançamos três singles, uma versão ao vivo do primeiro single exclusiva para o Palco MP3, duas participações (sendo uma delas com a Liga do Bem, projeto filantrópico que presta assistência a necessitados e grande apoiador da AACC) e dois clipes. Em setembro lançaremos o quarto single, que contará com um clipe muito especial, além de outros lançamentos até o fim do ano de músicas inéditas e alguns remixes.
A dupla vive de música?
Quando morávamos em Campo Grande vivíamos exclusivamente da música, porém ao mudarmos para São Paulo optamos por outras fontes de renda para que possamos investir mais no projeto.
Qual a mensagem que a Avant deixa para os leitores?
A todos que já passaram por momentos de infelicidade, depressão ou até pensamentos de desistência de si mesmos, não percam o ânimo e esperança. Em setembro muitos se empenham em trazer um pouco de esperança, luz e alívio. Se você já passou por isso, nos ajude a levar a mensagem de que, sim, “Tudo vai passar”, e ajudar os que ainda passam por isso. Nós somos a Avant e acreditamos em uma vida e um mundo melhor.
> Contatos profissionais: avantoficial.com/linktree | Facebook, Instagram e Twitter - @EuSigoAvant | Palco MP3 - AvantOficial