(Foto: Divulgação/Diogo Ferreira)
Como finalização das oficinas, as criações serão levadas a público em duas funções, sendo uma no Ecomuseu de Santa Cruz/Areninha Sandra de Sá e a outra no Centro Cultural Municipal Hélio Oiticica
Uma imersão em artes performáticas e musicais que se dará através de duas oficinas de vivência criativa, tendo como ponto de partida uma introdução à obra de Hélio Oiticica. Essa é a proposta do TransformArte! Os encontros acontecerão de terça a sexta-feira, durante duas semanas, com a carga horária de 30 horas cada. A oficina “Poesia do Corpo - Criação de Objetos Performáticos”, acontecerá de 10 às 13h, e será oferecida pela atriz e performer Karol Schittini, e a oficina “Percussão - Criação de Instrumentos Musicais”, de 14 às 17h, pelo músico Joás Santos. Os inscritos receberão certificado de participação. As oficinas serão realizadas de 23 a 27 de maio e de 30 de maio a 3 de junho.
Os participantes desenvolverão pré-projetos, solos ou em grupos, com formatos cênicos, musicais e artesanais. Como finalização das oficinas, as criações serão levadas a público em duas funções, sendo uma no Ecomuseu de Santa Cruz/Areninha Sandra de Sá e a outra no Centro Cultural Municipal Hélio Oiticica.
A partir da metodologia usada na criação da performance “E-ZOO”, terceiro solo autoral da artista Karol Schittini, o qual surgiu a partir da necessidade da artista em retratar a “Crise da Geosmina”, que atingiu o Estado do Rio de Janeiro nos primeiros meses de 2020 - tendo proporcionado o crescimento avassalador do consumo de plástico de uso único, as criações terão como eixo principal as temáticas trazidas pelos próprios participantes em relação ao meio ambiente. Através de suas experiências, e com a utilização das ferramentas apresentadas nas oficinas, abordarão o cotidiano da comunidade, como questões ambientais, de gênero, étnicas-raciais entre outras. As criações e confecções serão realizadas pelos participantes, através do reaproveitamento de materiais descartados em plástico ou metal, e objetos orgânicos como conchas, cascas e galhos.
Os instrumentos musicais, as músicas, as cenas e os objetos de caracterização serão criados e confeccionados pelos participantes, através do reaproveitamento de materiais descartados como plástico e metal, lixo tecnológico, tecidos, PVC, e outros objetos orgânicos como conchas, cascas, galhos, e poderão ser trocados entre eles durante as apresentações, ou usados/manipulados pelo público presente, colocando-se no lugar de outrem (seja pessoa, animal, um elemento da natureza, seres fantásticos, etc.), no exercício de alteridade.
- É urgente proporcionar o acesso a bens culturais e à produção artística como promotora de reflexão sobre os paradigmas em relação ao consumo, e em relação ao descarte. E como consequência, pode-se obter também geração de renda, seja pelo interesse na capacitação em artes cênicas e em música, ou em luthieria e cenotécnica, que será oferecida nas oficinas -ressalta Karol Schittini, idealizadora do projeto.
Joás Santos complementa:
- Tenho certeza de que todos nós somos capazes de fazer arte com reaproveitamento de materiais, com o que temos disponíveis, pois a arte está dentro de nós. O objetivo desse projeto é a capacitação de jovens e adultos através da musicalidade, confeccionando instrumentos sustentáveis.
O bairro de Santa Cruz vem se tornando um dos pólos industriais da cidade. As oficinas criativas TransformArte pretendem reunir jovens e adultos do bairro e abrir mais um espaço para as habilidades artísticas, oferecendo ferramentas para transformar ideias em produtos culturais.
- Pensar no desenvolvimento econômico de um local implica nos reunirmos para que o crescimento da produção cultural do território se dê na mesma escala, para isso, é fundamental a participação da comunidade - enfatiza Karol Schittini.
Quem é quem
. Oficineiros: Karol Schittini e Joás Santos
. Produção Geral: Trupiniquim Produções
. Produção Local: Roberto Lincoln Abreu
. Identidade Visual: Renata Duarte
. Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Laboratório Produção Artísticas
. Realização: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura
. Projeto contemplado pelo Foca: Fomento à Cultura Carioca/2022
Oficinas
De 23 a 27 de maio e 30 de maio a 3 de junho
De 10 às 13h - Oficina Poesia do Corpo - Criação de Objetos Performáticos, com a atriz e performer Karol Schittini
De 14 às 17h - Oficina de Percussão - Criação de Instrumentos Musicais, com o músico Joás Santos.
Local: Ecomuseu de Santa Cruz/Areninha Carioca Sandra Sá
Endereço: Rua 12, 1 - Santa Cruz, Rio de Janeiro - RJ - Telefone: (21) 3395-1630
Idade: A partir de 16 anos. Vagas limitadas. Duração total 30 horas. A produção oferecerá lanche e certificado aos participantes.
Inscrições Gratuitas: online através do perfil @transformarteoficinascriativas no Instagram | Inscrições presenciais na Areninha Sandra Sá.