(Foto: Divulgação/João Paulo Fontes Siqueira)
Praça Luiz Gonzaga: Jaciara Marques Pereira
casou em 4 de junho do ano passado
As praças são espaços públicos criados como opção de lazer gratuito à população, certo? Em Pinheiral esse conceito tem mudado. Não só crianças, jovens e idosos estão se divertindo nesses locais. Figuras nem tão comuns, como noivas e noivos, passaram a frequentar as novas praças da cidade com outro objetivo: o de utilizá-las como point fotográfico.
Segundo o fotógrafo João Paulo Fonte Siqueira, o novo visual das praças, que foram reformadas e tiveram seus patrimônios históricos restaurados, tem atraído os casais para a escolha dos locais que irão compor o álbum fotográfico de casamento. Agora, cerca de 80% dos clientes da cidade preferem tirar fotos em Pinheiral.
- Era comum os casais quererem ir para o Bela Vista, em Volta Redonda, para tirar as fotos de casamento, mas agora com as praças renovadas a opção dos casais mudou para esses novos cenários naturais que têm rendido fotos lindas - disse.
Cenários preferidos
Os cenários escolhidos são as praças Brasil, Teixeira e Luiz Gonzaga, no Centro; o calçadão da Rua Tancredo Neves (em frente à Igreja Matriz); o Complexo Esportivo Jair Máximo, no bairro São Jorge; a Praça Izabel Alves Gusmão, no bairro Oriente; e a centenária Biblioteca Pública Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa. De acordo com Siqueira, outra mudança é que moradores de municípios vizinhos também têm ido a Pinheiral para fazer book fotográfico.
As praças Brasil, Teixeira Campos e Luiz Gonzaga, no Centro, que foram as primeiras a serem revitalizadas, em 2010, estrearam o novo point turístico e fotográfico da cidade. A fisioterapeuta Pricilla Careli de Nader Avila foi uma das primeiras a aderir à nova opção fotográfica no seu casamento, em 4 de setembro de 2010.
- Antigamente a gente tirava foto no Colégio Agrícola, mas com o tempo e o mau estado de conservação ele deixou de ser atrativo. A praça tinha acabado de ser revitalizada, com iluminação nova, verdinha, e então pensei: Por que não dar valor às nossas praças e poder mostrar que elas também são uma nova opção? - falou.
A Praça Luiz Gonzaga, no Centro, revitalizada em 2011, também foi a escolha de outra noiva, Jaciara Marques Pereira, que casou em 4 de junho do ano passado.
- Escolhi essa praça por morar em Pinheiral e por ela ser bonita. Por isso, quis priorizar minha cidade e gostei muito do resultado, pois as fotos ficaram lindas - contou.
Crescimento da cidade
Outra nova opção recém-inaugurada na cidade, em junho de 2012, que virou point é a Praça Maria Isabel Gusmão, no bairro Oriente. Conforme a secretária municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Elisabete Amorim Pereira Fonseca, a arquitetura teve como foco representar o crescimento da cidade.
- Na praça construída no bairro foi projetada uma rosa dos ventos que marca as várias fases do sol e norteia o desenvolvimento do município. Buscamos ainda registrar as três fases da cidade, desde seu nascimento, com as chaminés fazendo uma homenagem às olarias (que marcam o início do desenvolvimento econômico da cidade); o pergolado junto ao coreto e que homenageia nosso primeiro coreto central, localizado na Praça Teixeira Campos. Já o parque infantil significa a volta desse espaço destinado para as crianças nas áreas de convivência revitalizadas pela atual administração - declarou, ao destacar:
- Foi muito legal ver a reação das pessoas quando ela ficou pronta e tiramos o tapume. E isso nos deixa gratificado, ver o resultado desse trabalho.
Modernas, sem perder as características históricas
A secretária municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Elisabete Amorim Pereira Fonseca, informou que em 2009 foi iniciado o projeto para o processo de revitalização de todas as praças da cidade, assim como os monumentos históricos, buscando resgatar a história. Com o projeto, os patrimônios depredados, como os bustos de Oswaldo Fonseca e de Nilton Penna Botelho, foram restaurados.
- Nas praças Brasil, Teixeira Campos e Luiz Gonzaga, no Centro da cidade, buscamos dar mais amplitude e espaço para as pessoas, já que lá é uma via central. Revitalizamos, sem tirar a história da cidade, ou seja, modernizamos, mas sem tirar a característica histórica de Pinheiral – enfatizou, ao relembrar:
- Outra obra que me emocionou foi a revitalização da Praça Teixeira Campos, pois a obra ofereceu acessibilidade para cadeirantes, pude ver um portador de deficiência física realizando um sonho, de ir até o chafariz, e que antes não tinha acesso pela falta de rampa e segurança.