Publicada em: 24/01/2016 (11:52:36)
Atualizada em: 30/01/2016 (14:33:22)
(Fotos: Divulgação)
Bloco da 33, na Vila Santa Cecília, anunciou as mudanças; desfile será no próximo sábado, dia 30
> Carnaval do Sul Fluminense será ao som de DJs
> Galo Vermelho canta alto em Volta Redonda
_______________________________________________________
O presidente do Bloco VR Facts, Leandro Guedes, entrou em contato com a “Visão Crítica”, solicitando que alguns pontos da reportagem fossem “corrigidos” e dando mais detalhes sobre a mudança de local do bloco da Rua 33 para a Ilha São João. A coluna publica abaixo o e-mail enviado por Guedes, e enfatiza que as informações anterirores, como consta no texto publicado ontem, 24, foram retiradas da fanpage oficial do VR Facts.
Confira a íntegra do e-mail enviado pelo VR Facts:
- Nosso bloco irá sim desfilar em trio elétrico;
- Não fizemos na rua, pois alguns órgãos colocaram obstáculos para não conseguirmos o alvará;
- As outras atrações serão em palco, como foi dito;
- Poderá sim levar as bebidas;
- Ano que vem iremos brigar legalmente pelo direito de podermos sair nas ruas;
- Iremos atrás do Ministério da cultura, pedir apoio para manter a tradição nacional;
- Este ano tivemos um processo de um morador, que disse que iria fechar a entrada do bairro dele. Em nosso projeto, o bloco não passaria pela entrada do bairro Tangerinal. Poderíamos recorrer, mas ficamos com medo de existir uma liminar no dia, e não podermos sair com o bloco no dia, já tendo chegado aqui em Volta Redonda pessoas de várias cidades, como Angra, Resende, Barra Mansa, Rio de Janeiro, entre outros, e em respeito a essas pessoas levamos pra Ilha por ser algo "mais certo".
Gostaria de deixar aqui também nosso agradecimento pela reportagem, isso nos ajuda muito a conseguir levar de volta o bloco pra rua.
_______________________________________________________
Imagina os maiores blocos de ruas do Rio desfilando num parque de exposição. Com regras e horários. Palco fixo para as apresentações das bandas, normas para entrada e saída, não podendo levar os famosos isopores (em tempos de crise essa tradição ganha força). Os blocos cariocas Imprensa Que Eu Gamo e O Cordão da Bola Preta perderiam sua magia. Pois é. Isso está acontecendo em Volta Redonda: o Bloco da 33, na Vila Santa Cecília, o maior da cidade e organizado pelo grupo VR Facts, anunciou que, neste ano, o desfile será na Ilha São João, no próximo sábado, dia 30. É como se a Banda de Ipanema desfilasse na Barra da Tijuca.
Em sua fanpage, a VR Facts alega que o público esperado no bloco não comportaria na Via 33. “A rua não suportaria a quantidade de pessoas que vai vim (sic) prestigiar nosso trabalho, então tivemos que mudar para a Ilha São João”, publicou. Fontes ligadas à prefeitura, no entanto, afirmam que a mudança de local foi uma ordem vinda do prefeito Antônio Francisco Neto. Motivo? A movimentação dos jovens, natural no Carnaval, estaria incomodando os moradores da Vila Santa Cecília, bairro nobre da cidade. Inclusive, o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva mora numa das transversais da Rua 33.
O grupo da internet, que firmou parceria com uma empresa de eventos, já anunciou uma regra: “Pode até levar cooler nos horários de 15 às 18 horas”. Portanto, isopor não! Nem bebida depois das 18 horas.
- Isso não combina com a liberdade do Carnaval - dispara o universitário Felipe Marques, 22 anos, mineiro que mora em Volta Redonda há três anos.
Bloco com palco fixo
Da rua para a Ilha: Decisão gerou polêmica e muitos foliões não concordam com a mudança
A profissionalização do Carnaval faz parte do crescimento do evento - até porque o desfile das escolas de samba do Rio passou por esse processo. OK. Porém, a magia da festa na rua não poderia se perder em Volta Redonda. A organização chegou ao ponto de contratar uma atração que não têm foco direto no Carnaval: Tony Garrigo (vocalista da Cidade Negra). As outras atrações do bloco são a banda Mistureba (projeto musical da Madame Zero/Volta Redonda) e a cantora Emanuele Araújo, ex-vocalista da Banda Eva. Eles se apresentarão num palco fixo.
- O Bloco da 33 vai virar como qualquer outro evento da Ilha, como a Festa de Peão e Feira da Primavera – prevê o engenheiro Alexandre Silva, 36 anos.
O próprio VR Facts reconhece que o palco não é a melhor opção. Em pesquisa na fanpage, o grupo pergunta se os seguidores preferem o trio elétrico ou o palco. Até o fechamento desta coluna, a ampla maioria prefere o trio (243 votos) ao palco (16). Mas os organizadores fazem uma ressalva:
- Se a opção Trio Elétrico ganhar, vou tentar (mudar), mas as chances de conseguir são baixas – afirma o grupo.
Sete mil confirmaram presença
Se todos que confirmaram a presença na fanpage (7,6 mil internautas) forem ao Bloco da 33, na Ilha São João, a sensação do evento ainda será de festa vazia. De acordo com a Smel (Secretaria municipal de Esporte e Lazer), administradora do local, a capacidade de público no Parque de Exposição é de 25 mil – em 2015 não foi atingido. A maior festa realizada na Ilha no ano passado foi o aniversário da Rádio Evangélica 88, com uma estimativa de público de 20 mil pessoas.
- Já vivemos uma vida estressada no dia a dia. O Carnaval é para relaxar e não burocratizar - enfatiza Alexandre Silva.
> Volto nos próximos dias com a segunda reportagem da série “Ó Abre Alas”