Publicidade

RH

Equipamento Cultural

São João Marcos, natureza e história que encantam

Começa o Programa Educativo 2016; foco é na história da mais importante cidade do século XIX na região, então um dos maiores centros de produção de café do país e berço de brasileiros ilustres

Geral  –  06/07/2016 21:46

5156

(Foto: Divulgação)

Além dos alunos da rede pública, para os quais o

projeto fornece transporte e alimentação, o Parque

tem recebido também alunos de escolas particulares

 

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos reiniciou o seu programa educativo que atende a alunos da rede pública da região. O Parque, de propriedade e patrocinado pela Light, se consolidou desde a sua inauguração em um dos equipamentos culturais mais visitados e importantes do interior do Estado do Rio, sendo constantemente reconhecido por prêmios nacionais e estaduais, como o Prêmio Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade, o mais importante prêmio nacional de preservação patrimonial concedido pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional). 

Além dos alunos da rede pública, para os quais o projeto fornece transporte e alimentação, o Parque tem recebido também alunos de escolas particulares, que arcam com as despesas de locomoção de seus alunos. O programa educativo tem foco na história de São João Marcos, a mais importante cidade do século XIX na região, então um dos maiores centros de produção de café do país e berço de brasileiros ilustres como Pereira Passos, Ataulfo Paiva e do Comendador Breves. 

No Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos natureza e história mesclam-se e encantam os visitantes. A área, à beira da represa de Ribeirão das Lajes, é de beleza singular. Com a cheia da represa, cujas águas hoje avançam e já tomam parte da Cinco de Julho, uma das praças da antiga cidade, os frequentadores têm tido um espetáculo a mais, com a presença de um grande número de pássaros atraídos pela presença generosa de peixes. Também tem uma área de observação de pássaros com placas informativas bilíngues sobre as espécies mais comuns do local. Uma vez no parque, o visitante ainda pode desfrutar de uma belo Centro de Memória e de quiosque que vende produtos baseados em receitas de época. 

Em tempos de crise é bom ver um projeto que consegue manter o rumo e o prumo. São João Marcos aos poucos transforma-se em um case, mostrando os resultados possíveis de uma parceria celebrada graças à visão inteligente de responsabilidade social de uma empresa do setor privado que, em parceria com o poder público, investe para transformar a sociedade a partir de ações de educação e cultura.

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Acompanhe as novidades sobre o Parque Arqueológico no site.

> Veja aqui a edição impressa

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×