Publicidade

RH

Semana de Trânsito e Mobilidade

Bike Anjo Volta Redonda realiza a 3ª Edição do Cine Bici

Após a exibição do documentário no Gacemss haverá bate-papo com Danilo Perrotti Machado, personagem/autor do filme e que acaba de lançar o livro

Geral  –  20/09/2016 10:45

Publicada: 18/09/2016 (08:02:52) . Atualizada: 20/09/2016 (10:45:25)

1

(Foto: Divulgação)

Cicloturista: Documentário “Homem livre", será exibido nesta quarta-feira, 21, no Teatro 2, às 19h30

Para comemorar o 22 de setembro - Dia Mundial Sem Carro - o Bike Anjo Volta Redonda vai realizar a 3ª Edição do Cine Bici. O filme escolhido é o documentário “Homem livre", do cicloturista Danilo Perrotti Machado, que percorreu 50 mil quilômetros ao redor do mundo sobre uma bicicleta. O Cine Bici será nesta quarta-feira, 21, às 19h30, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), Teatro 2. Após a exibição, haverá um bate-papo com o personagem/autor do filme e que acaba de lançar o livro homônimo. A entrada será 1 caixa de leite.

O projeto se dispõe a reunir pessoas para assistir a filmes que tenham como temas a mobilidade urbana e para celebrar a bicicleta, seja como esporte, lazer ou transporte. A ideia é que os filmes, além de proporcionarem um momento lúdico, despertem para importância do desenvolvimento de uma cidade mais humana. 

Bike Anjo é uma organização nacional, com atuação em outros países, que acredita na transformação por meio da bicicleta. Surgiu em São Paulo, em 2010, e desde então vem desenvolvendo vários projetos envolvendo a bicicleta. O Bike Anjo VR, que acabou de completar 1 ano, com oito voluntários fixos, realiza a Escola Bike Anjo todo último domingo do mês e outros projetos paralelos. 

______________________________________________________

Aproveitando a data comemorativa do Dia Mundial Sem Carro, o Bike Anjo Volta Redonda realizará ações na cidade. Será uma semana de atividades, denominada Semana de Trânsito e Mobilidade. O Cine Bici será uma dessas atividades. 

______________________________________________________

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que revejam a dependência do carro. A ideia é que elas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade, sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. 

Valorizando a cultura da sustentabilidade 

Sensibilizar as pessoas sobre a possibilidade do uso da bicicleta como meio de transporte, mesmo que seja em uma grande viagem, como uma volta ao mundo. Mais do que contar histórias, os filmes podem produzir nos espectadores diferentes modos de olhar, sentir e experimentar o mundo. E também reunir pessoas e celebrar a bicicleta, seja como esporte, lazer ou transporte.

Vivemos em uma cidade de médio porte com problemas de megalópoles. Temos um dos maiores índices do país de carro por família, só perdendo para as cidades de Florianópolis e São Paulo. Percebemos este problema nos horários de rush ou quando tentamos estacionar o carro em bairros comerciais, em alguns locais já é uma missão impossível. 

A realização desse projeto se justifica pelo crescimento dos simpatizantes e praticantes do uso da bicicleta como lazer. Seguindo por esse viés lúdico, a realização de atividades que possuem a bicicleta como tema é uma forma de atender a essa demanda que desponta e valorizar a cultura da sustentabilidade. 

"Homem livre" conta a experiência do brasileiro Danilo Perrotti, que percorreu 50 mil quilômetros ao redor do mundo sobre uma bicicleta. O filme traz seus desafios, os encontros com pessoas de diferentes culturas e religiões e tudo que ele viu, sentiu e viveu ao pedalar sozinho durante três anos, três meses e três dias por 59 países do Planeta Terra. Foi premiado no Rio Mountain Festival 2015 - melhor filme júri popular e no programa do Governo de Minas, por meio do Filme em Minas Biênio 2013/2014, na categoria de Finalização. 

Quem é quem no filme 

. Direção: Gisele Mirabai
. Roteiro: Gisele Mirabai / Nathália Okimoto
. Produção: Ciao Produções
. Produção executiva: Danilo Perrotti
. Trilha original: Rafael Nelvam
. Direção de fotografia: Cristina Maure
. Duração: 82 minutos
. Gênero: Documentário
. Classificação indicativa: Livre 

______________________________________________________

Fique de Olho 

> Cine Bici - 3ª Edição - Exibição do filme "Homem livre", de Danilo Perrotti Machado. Dia: 21 de setembro (quarta-feira). Horário: 19h30. Local: Gacemss 2 (117 lugares). Entrada: 1 caixa de leite. Informações: (24) 3343-4202 / 3343-3033 / 3343-1770.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×