(Foto: Divulgação)
“5x favela - Agora por nós mesmos”, dirigido por grupo de jovens moradores de favelas do Rio
“Conscientizar nossos jovens é incentivar o cinema na comunidade”. Com essa percepção que o comerciante e morador do bairro Santo Agostinho Adriano Pinto da Rocha descreve a importância do Cinestesia às Margens, do Instituto Dagaz. Desta vez, o projeto chega à quadra Valdemar Quirino, no Conjunto Vila Harmonia, localizado no Complexo Santo Agostinho, em Volta Redonda. A exibição começará às 19h desta quinta-feira, 29.
Segundo Adriano Pinto, a expectativa é a de que 30 a 40 pessoas vejam o filme.
- Como tenho um bar próximo à quadra e moro por aqui, estou fazendo a divulgação todo dia. Para crianças, jovens, adultos e idosos - conta.
A mostra exibe dessa vez “5x favela - Agora por nós mesmos”, filme brasileiro dirigido por grupo de jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro e produzido por Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães. O filme é dividido em cinco episódios. Daí vem o título do longa-metragem e também faz referência ao filme “Cinco vezes favela” (1962). “5x favela - Agora por nós mesmos” é o primeiro longa brasileiro totalmente concebido, escrito e realizado por jovens moradores de favelas.
Uma extensão do Cinestesia Cine Clube
O objetivo do Cinestesia às Margens é diminuir as distâncias e democratizar o acesso às artes, cultura e informação para a população de comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social. O projeto é uma extensão do Cinestesia Cine Clube.
Segundo a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, após a exibição, são promovidas conversas coletivas sobre o tema do filme e também assuntos cotidianos.
- A ideia central é que os moradores abram suas casas e convidem amigos da comunidade para assistir a filmes de curta, média ou longa-metragem. Sua casa pode virar um cinema.
> Interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a produção: institutodagaz@hotmail.com ou (24) 3342-7163.