(Foto: Divulgação)
Sessões gratuitas: Documentário que será exibido é “Do meu lado”, de Tárcisio Lara Puiati
> Cinestesia às Margens gera impacto no Santo Agostinho
Os moradores do Complexo Santo Agostinho receberão sessões de cinema gratuitas em suas casas. O projeto Cinestesia às Margens, realizado pelo Instituto Dagaz, tem como objetivo aproximar o universo dos filmes no cotidiano dos moradores da comunidade. A estreia do projeto teve caráter especial: aconteceu na quadra da comunidade da Caviana e reuniu dezenas de moradores, mas as próximas sessões acontecem nas residências.
O circuito, premiado pelo edital da Secretaria de Cultura do Estado do RJ - Favela Criativa, vem sendo muito bem aceito pela comunidade local do Santo Agostinho. Ana Cristina Canuto, de 42 anos, ex-funcionária pública, mãe de dois filhos, irá receber o projeto em sua residência no dia 7 de outubro.
- Resolvi abrir as portas de minha casa, pois acredito que tudo que move a juventude ou as crianças é o que dá base para melhorar a sociedade. Melhorando a forma delas verem o mundo, melhora tudo, e o cinema é uma ferramenta forte para isso -afirma a moradora do Morro do Varjão.
O documentário que será exibido é “Do meu lado”, de Tárcisio Lara Puiati. O filme, que fez parte da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, conta a história da vida de duas vizinhas que passam a se relacionar através de uma infiltração que abre um buraco na parede que divide suas casas.
_______________________________________________________
Ao término de cada exibição, acontece um debate promovido por integrantes do projeto, abordando assuntos pertinentes ao tema da obra e envolvendo o público na discussão.
_______________________________________________________
Marinez Fernandes, presidente do Instituto Dagaz, comenta sobre o sentimento de ser bem recebida com a proposta do projeto na casa dos moradores.
- Ao sermos bem recebidos na casa desses moradores temos a certeza de que estamos fazendo a coisa certa. Atuamos nesse território há muito tempo e é um reconhecimento muito gratificante para o nosso trabalho.
O projeto contempla, ao fim das exibições, a realização de oficinas de audiovisual, a fim de produzir um documentário. Segundo Marinez, além da capacitação técnica, o empoderamento e protagonismo local serão estimulados com essa iniciativa.
- Esperamos poder propiciar experiências únicas e engrandecedoras para essas pessoas que estão abraçando essa ideia conosco.
Um pouco sobre o Cinestesia às Margens
> Instituto Dagaz leva cinema à quadra Valdemar Quirino
Cinestesia às Margens, é uma extensão do Cinestesia que foi premiada pelo edital do programa Favela Criativa. O projeto acontece no complexo do Santo Agostinho, nos bairros Volta Grande 1, 2, 3 e 4, Santo Agostinho, Ilha Parque, e nos morros da Paz, Conquista, Caviana, da Harmonia, e Varjão, por isso carrega o nome de Cinestesia às Margens, pois irá margear a sede da ONG.
O Instituto Dagaz atua desde 2009 em comunidades no sul do Estado do Rio de Janeiro, mas tem sua sede na comunidade do Complexo Santo Agostinho, o segundo maior bairro de Volta Redonda, que detém 15% da população da cidade.
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Se você quer uma sessão de cinema em sua casa, entre em contato com a equipe do Instituto Dagaz pelo e-mail: institutodagaz@hotmail.com