![5575](http://www.olhovivoca.com.br/img/noticias/big/5575.jpg)
(Foto: Divulgação)
Ciclo de palestras faz parte do Condomínio Cultural
A Capacitação Sul Fluminense inicia dia 22 de outubro e vai até 25 de novembro, em Porto Real. O ciclo de palestras faz parte do Projeto Condomínio Cultural, convênio entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a prefeitura e o Instituto Dagaz, qual traz um resgate de valores históricos e imateriais da cidade.
- Desde de 2015, o instituto vem implementando várias oficinas de artes, como teatro, audiovisual, gastronomia, música, entre outras. A partir deste mês começam as capacitações técnicas com o objetivo de qualificar o público de interesse para o mercado de trabalho - explica a presidente do Dagaz, Marinêz Fernandes.
O Capacita Sul Fluminense é um ação em conjunto com Ministério da Cultura, IPHAN, MF Consultoria e Sescoop/RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro).
As oficinas são gratuitas e oferecidas no Horto Municipal e na Sala de Cultura. O público alvo para a capacitação vai de gestores de organizações sociais, captadores de recursos e empreendedores sociais, artistas, atletas, coletivos, funcionário público; estudantes, designers, comunicadores sociais, atuadores do terceiro setor; contadores, controllers e administradores.
Para a oficina de Portal de Convênio do SICONV necessita do pré-requisito um mini currículo do inscrito, com área de atuação e se possui conhecimento mínimo na utilização do portal.
Dentre os palestrantes, estão a presidente do Instituto Dagaz; o jornalista cultural Felipe Cruz; o bacharel em engenharia civil, assessor e consultor do SICONV, Nilson Santiago; o coordenador de comunicação do Coletivo Teatral Sala Preta, Marcelo Bravo; o gestor em planejamento e logística Felipe Chaves; a publicitária Clarisse Netto; o educador social do Projeto Coletivo Coca-Cola Matheus Brum; a diretora de contabilidade Verdes Mares, Aparecida de Fátima.