(Foto: Divulgação)
Diversas faixas etárias: Sorriso Negro será realizado em 12 de novembro, sábado, a partir das 16h
Como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, o Projeto de Ação Sociocultural Sorriso Negro será realizado em 12 de novembro (sábado), a partir das 16h, no bairro Santa Clara, em Barra Mansa. O evento tem a assinatura da BeijaFlor Cobra Criada Produções Culturais e Artísticas, em parceria com a tradicional Casa Omariô de Jurema. O objetivo é promover a participação e a integração da comunidade por meio da cultura e cidadania. A programação foi elaborada para abranger diversas faixas etárias e ressaltar a valorização da cultura negra.
A ação abordará também a questão socioambiental, pois busca conscientizar a comunidade, visando desenvolver ideais e iniciativas para a recuperação do córrego local e do seu entorno, para revitalizar a área e torná-la um espaço de convivência dos moradores. Diversas expressões artísticas serão apresentadas durante o evento, como dança, música, audiovisual e literatura. Uma procissão em homenagem à Nossa Senhora Aparecida dará início à programação, simultaneamente com apresentação de capoeira e realização de grafites.
Para a sacerdotisa Patrícia Freitas, dirigente da Casa Omariô de Jurema, a ação será importante para promover melhorias ao bairro.
- Existe uma grande necessidade de que os olhares do Poder Público se voltem para o nosso bairro, que é lindo, mas sofre com a presença de uma vala, que originalmente é um córrego. Através da cultura, que é um grande agente agregador, procuramos esta atenção e cuidados especiais - afirmou.
_______________________________________________________
O Projeto de Ação Social Sorriso Negro pretende ir além do evento, deixando para a localidade da Santa Clara um legado de conscientização, construção de identidade e valorização, fomentando a ideia de que os próprios moradores cuidem do lugar onde vivem.
_______________________________________________________
A produtora do evento, Andréa Müller, explica que a ação será baseada na ideia de cidadania:
- Observamos que a celebração da cultura negra tem sido lembrada e referenciada. Isso é, sem dúvida, um ganho para toda a sociedade brasileira. Nosso olhar quer se estender além da realização do evento cultural/artístico e buscar um alinhamento entre cultura, comunidade e meio ambiente.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 9-9928-1264 e (24) 9-9881-8100. Além das apresentações artísticas, haverá oficinas como espaço de saúde e beleza, bate-papo “Meu Bairro é Meu”, e atividades infantis.
Confira a programação completa do evento
. 16h: Concentração dos devotos de Nossa Senhora Aparecida na Rua Geraldo Moreira de Freitas, nº 128, Santa Clara, Barra Mansa, para a saída da Procissão.
. 16h: Grafite - Pintura dos muros das casas que circundam a praça da Rua 10. New Graffiti - personagens e letras estilizadas, com tags. Com Catch A Fya, MC e grafiteiro.
. 16h: Espaço Audiovisual com exibições de documentários da cultura popular de matiz negra - entrevistas, curtas-metragens de música, dança, histórias de heróis negros e depoimentos.
. 16h30: Recepção da imagem de Nossa Senhora Aparecida, na Praça da Rua 10, pelo Centro Esportivo de Capoeira Quarto Crescente que realizará uma ladainha em homenagem à Santa. Com Mestre Lindi.
. 17h: Contação de história para crianças: “Abayomi - Uma história de amor e resistência”. Com Bruna Barcelon.
. 17h: Atividades infantis. Jogos e brincadeiras tradicionais da cultura negra. Com Yuri Laoturco, Fernanda Reiff e Clarissa Dias.
. 17h: Oficina de capoeira - Atividade corporal para adultos, com Mestra Arara, do Grupo de Capoeira Arara.
. 18h: Bate-papo “Meu bairro é meu” - Cultura, Cidadania e Ecologia. O encontro reúne moradores dos bairros Santa Clara e Vista Alegre, para uma troca de experiências. Com Seu Zé Biquinha, Joel Coelho e Bruna Barcelon. Mediação: Luena Lage.
. 18h30: Espaço Saúde e Beleza. Serviços de cabelo, maquiagem e unha, além de atividades de terapia corporal. Com Rosana Domicio, Patrícia Guimarães e Giuliana Barbosa.
. 19h: Intervenção literária - Leituras de textos de autores negros contemporâneos intercalados com canções rap. Com Carol Breves (deficiente visual, que fará leituras em braile), Sônia Maciel, André Capilé e Luiz Cláudio e Batalha de MCs. Com MC Catch A Fya e convidados.
. 20h30: Música - Apresentações musicais com repertório de MPB e samba.