![5688](http://www.olhovivoca.com.br/img/noticias/big/5688.jpg)
(Foto: Divulgação)
Além do filme “Farinha, ovo e buon appetito”,
programação contemplará o resultado das atuações
do Condomínio, como música, dança, teatro
Resgatar a cultura local - com forte influência italiana - é um dos focos do Projeto Condomínio Cultural de Porto Real, convênio entre o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Prefeitura de Porto Real e o Instituto Dagaz. Após um ano de atividades, a festa de encerramento do projeto será neste sábado, 19, às 16h30, no Horto Municipal.
A programação da festa contemplará o resultado das atuações do Condomínio Cultural, como música, dança, teatro e o lançamento do filme do videomaker Thiago Almeida e equipe do Dagaz: “Farinha, ovo e buon appetito”, que retrata a culinária italiana a partir de seus descendentes.
Por meio de oficinas como música, artesanato, teatro, audiovisual, gastronomia e dança, a iniciativa deu mais um passo para o desenvolvimento cultural da região sul fluminense.
- Um dos fomentos do Dagaz é a valorização e preservação do território, no intuito de difundir a memória patrimonial dos municípios - diz a presidente do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes.
A responsável pelo projeto, em Porto Real, Christian Georgea, comenta a participação do Instituto Dagaz no setor de cultura do município.
- A iniciativa teve foco no desenvolvimento de atividades e ações que promovem a valorização, difusão e preservação da cultura italiana e no reconhecimento e respeito às identidades culturais do povo brasileiro. Espero que essa parceria se renove, para que possamos dar continuidade às atividades.
_______________________________________________________
Entre arte e educação, as atividades realizadas pelo Condomínio fizeram diferença entre os moradores da cidade. Segundo a coordenadora de cultura de Porto Real, Maristela Fernandes, o projeto veio para melhorar as raízes culturais do município e fazer com que a população observe as transformações dessa cultura no decorrer dos anos.
_______________________________________________________
- Sem dúvida nenhuma, foi uma proposta ímpar de resgatar, difundir e valorizar a cultura italiana aqui. As cidades tiveram acesso a esse conhecimento, seja na culinária, na dança ou na música. Foi através dos cursos que os alunos obtiveram novos conhecimentos para o crescimento pessoal e da cultura local - conta.
A intenção, além de fomentar a cultura da cidade, é dar oportunidade às crianças, jovens e adultos por intermédio das oficinas. No total, foram cerca de 500 pessoas envolvidas no projeto. O casal Eliana Lucinda Carvalho e Elson Duarte Carvalho participou da primeira turma da oficina de culinária do Condomínio Cultural.
- Participamos desse trabalho para a Associação com Dona Vergínia. Futuramente, nosso grupo pretende fundar uma cooperativa para se profissionalizar.
Outras atividades
Buscando trabalhar com a cultura, de forma cidadã, econômica e simbólica, de acordo com o Sistema Nacional de Cultura, o Dagaz age preservando o território, difundindo a memória patrimonial do município. Pensando nisso, foi realizada a exposição “Intervenções cotidianas, percepções e olhares”, uma seleção de fotos, objetos, documentos e pratos típicos do cotidiano de Porto Real, que remetem à cultura e à influência italiana na cidade.
A mostra fez parte da programação da 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que é realizada em razão da comemoração ao Dia Internacional de Museus.
O projeto levou, também, capacitação para qualificar o profissional do Sul Fluminense. As palestras voltadas à comunicação, terceiro setor, economia colaborativa etc. aconteceram gratuitamente no Horto Municipal, desde o mês de outubro.
Confira a programação da festa de encerramento
. 16h30 - Atividades Esportivas e Recreativas
. 16h40 - Roda de Rima e Circo
. 17h - Música
. 17h15 - Dança
. 17h30 - Abertura Oficial do Evento
. 18h - Dança
. 18h20 - Música
. 18h40 - Teatro
. 19h - Lançamento do Filme “Farinha, ovo e buon appetito”
. 19h30 - Música
. Exposição Fotográfica e Artesanato
> O Horto Municipal de Porto Real fica na Avenida Dom Pedro II, 2505 - Jardim Real. Para conhecer os projetos do Dagaz e mais informações, acesse o site.