Publicidade

RH

História Preservada

Clube Municipal inaugura salão nobre com balé e orquestra

Ballet Dança & Magia e Orquestra de Câmara da OSBM farão apresentação de gala em 10 de dezembro, no Centro Cultural

Geral  –  07/12/2016 10:37

Publicada: 03/12/2016 (08:04:45) . Atualizada: 07/12/2016 (10:37:54)
  • Projeto de restauração manteve as características originais dos tempos áureos do salão nobre do clube

  • Processo de restauração: Um trabalho minucioso

  • Marcus Modesto, diretor de Cultura do Clube Municipal; e Ademir Melo, presidente do clube

  • Durante as obras, vários objetos foram encontrados nas dependências do Municipal, como cravos (pregos) do século XIX

  • Marcus Modesto, diretor de Cultura do Clube Municipal

(Fotos: Divulgação)

Casarão, por onde passou boa parte da história cultural e recreativa de Barra Mansa, tem 151 anos 

Um dos mais importantes clubes recreativos do interior do Estado do Rio está se transformado em Centro Cultural. Essa é conquista de um grupo de amigos que se uniu para resgatar a história do tradicional Clube Municipal de Barra Mansa, que estava abandonado e vendo seu casarão e sua história, de mais de 150 anos, entrarem em ruinas. Para marcar a inauguração do casarão, que é a primeira etapa das obras de reforma do clube, o diretor de Cultura do Municipal, jornalista Marcus Modesto, convidou o Ballet Dança & Magia e a Orquestra de Câmara da OSBM para uma apresentação de gala em 10 de dezembro. 

- Queremos reunir arte e música num só evento para mostrar qual será nossa atuação no cenário cultural de Barra Mansa. O projeto Dança & Magia completa 10 anos e a Orquestra de Barra Mansa é uma das mais respeitadas do país, nada mais justo do que reunirmos dois grandes projetos para marcar a reinauguração do casarão - explica Marcus Modesto. 

O diretor ainda disse que a partir de janeiro, o Clube será a casa do Ballet Dança & Magia e da Orquestra Sinfônica, onde farão seus ensaios e suas apresentações. 

- Será um grande passo para fortalecer o movimento artístico e cultural de Barra Mansa. 

Marcus Modesto lembra que no dia 10 de dezembro serão duas sessões: a primeira, às 19h, apenas para familiares e convidados do balé e, a segunda sessão, às 20h, liberada a toda comunidade com a abertura da Orquestra de Câmara da OSBM. Logo após será a vez do Ballet Dança & Magia voltar aos palcos para sua segunda apresentação. Os convites já podem ser retirados na secretaria do clube. O ingresso será um litro de leite que será doado a uma entidade filantrópica.

O projeto de restauração 

Capitaneado pelo ex-deputado Ademir Melo, o projeto de restauração do casarão se tornou realidade. Manteve as características originais dos tempos áureos do salão nobre do clube, quando recebia bailes de Carnaval, festas de réveillon e grandes bailes de gala. Já passaram pelo clube nomes consagrados da Música Popular Brasileira como Chico Buarque, Vinicius de Morais, João Bosco, Ivan Lins, Toquinho e tantos outros. 

O presidente do Clube Municipal, o ex-deputado Ademir Melo, lembra que em 2016 o clube está completando 75 anos (fundado em 22 de junho de 1941) e não teria uma data mais especial para comemorar a restauração e reabertura do casarão. 

- O Clube Municipal é parte da história de Barra Mansa. Lutamos muito até aqui para reformar o casarão. Transformando o clube numa Casa de Cultura, com teatro, museu e atividades artísticas, daremos uma grande contribuição para recuperar a história e resgatar a memória - diz Ademir Melo. 

Galeria de Exposições e Centro de Memória 

A ideia de reunir num só ambiente toda a história do clube partiu do diretor de Cultura, Marcus Modesto com a criação da Galeria de Exposições e o Centro de Memória MultiMídia. 

- É uma história muito rica. Sãos mais de 150 anos de um prédio que agora é patrimônio histórico e foi palco de muitas histórias da cidade - conta Modesto. 

O prédio é tombado pela Lei Municipal 2504/2016 do vereador Luiz Antônio Cardoso. O parlamentar atendeu a um pedido de Marcus Modesto e da ABH (Academia Barramansense de História). Nos livros do acervo da ABH uma vasta memória do clube reforçou o pedido de tombamento. 

- O clube foi importante no passado e será um dos pilares para a transformação cultural, artística e literária de Barra Mansa - comentou o presidente da ABH, Nikson Salem.

O presidente do clube, Ademir Melo, afirma que os projetos serão fundamentais para garantir que as futuras gerações tenham interesses e saibam como e o que foi Barra Mansa.

- O clube teve momentos marcantes entre os anos 50, 60 até os anos 90. Por isso estamos realizando esse sonho, que muitos não acreditaram e hoje se torna realidade graças ao apoio de muitos amigos e os integrantes da comissão executiva - agradeceu Ademir.

Marcus Modesto, um apaixonado pela história e possuidor de um grande arquivo de Barra Mansa, foi taxativo ao afirmar: 

- O que o Ademir Melo está fazendo pelo Clube Municipal nenhum outro político fez pela cultura em toda história de Barra Mansa. Não ganhamos um clube de volta, ganhamos um Centro Cultural e o resgate da história de Barra Mansa.

_______________________________________________________

Diretor de Cultura do Municipal ainda desenvolve um projeto que no futuro será parte do acervo do clube. Com entrevistas em vídeo. Marcus Modesto está gravando depoimentos da história e fatos vividos por antigos sócios e frequentadores. 

_______________________________________________________

- Foi um período único para Barra Mansa. Muitos que nasceram dos anos 80 para cá talvez não saibam como eram os bailes, as festas, os carnavais - revela. 

Um dos mais antigos sócios do clube vivo à época da entrevista, Haroldo Faria, com seus 99 anos, deu sua riquíssima contribuição, numa filmagem cheia de memórias vivas e lúcidas. O material será parte do Centro de Memória.

- O senhor Haroldo Faria, por exemplo, foi fantástico. Me contou que foi em Barra Mansa a primeira vez que a Orquestra Tabajara se apresentou fora da capital (Rio de Janeiro). São detalhes, que, no futuro, serão reunidos para revivermos o passado desse clube tão importante para a história de Barra Mansa - disse Modesto.

Durante as obras e escavações vários objetos antigos foram encontrados nas dependências do Municipal. Vão desde cravos (pregos) do século XIX, ladrilhos, pisos originais, cronômetro da piscina, luminárias, as roletas do clube até madeiras.

- Daqui a 100 anos esse acervo terá mais de 250 anos. Essa será a nossa contribuição cultural para Barra Mansa e esperamos que os jovens de hoje abracem o futuro e venham participar da vida cultural do clube para fazermos uma sucessão - diz.

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Doe Memórias - Antigos sócios e quem possuir fotos e carteirinhas antigas, arquivos de jornais de época, peças, brindes, ou qualquer objeto, como canecas, podem fazer uma doação oficial ao projeto Doe Memórias. O Clube Municipal fica localizado na Rua Juiz Antônio Ciani, 91, Centro de Barra Mansa (próximo ao Jardim das Preguiças).

 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×