(Foto: Divulgação/Gabriel Borges - Ascom VR)
Primeira edição foi um teste para que ocorram
outras Ruas de Lazer em outros pontos da cidade
A proposta é incentivar as famílias a buscarem atividades saudáveis, como caminhar, pedalar, patinar ou, simplesmente, sair de casa aos domingos e conversar com os amigos num espaço público. A primeira edição foi um teste para que ocorram outras Ruas de Lazer em outros pontos da cidade.
- É uma forma das pessoas interagirem num domingo, num espaço livre e sem perigo de acidentes. É um evento da família. Só o fato das pessoas saírem de casa ao domingo de manhã ou à tarde já é fantástico - comentou o prefeito Samuca Silva.
A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, enfatizou que é um projeto de baixo custo e tem uma resposta muito positiva com a população.
- As famílias precisam de um espaço amplo para a prática de esporte e lazer - afirmou.
Quem aprovou a ideia do Ruas de Lazer foi a agente administrativa Cristiane Sergio da Silva, 39 anos. Ela levou a filha e outras três sobrinhas para se divertir:
- Gostei muito da ideia da prefeitura. Quando fiquei sabendo, logo chamei a família toda. Volta Redonda precisa deste espaço.
Lançamento contou com a presença do prefeito
O prefeito Samuca Silva lançou no domingo, 22, o Projeto Ruas de Lazer, e caminhou toda extensão da via com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula. A primeira edição aconteceu na Radial Leste, na altura do bairro Aero Clube. O programa ocorre das 7 às 19h.
Além da Smel, participou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que aproveitou para fazer um trabalho de educação ambiental e distribuição de quatro espécies de mudas: amora, hibisco, dracenas e palmeira caliota. Já a Secretaria de Saúde fez uma campanha educativa contra o mosquito da dengue.
A ONG Bike Anjo VR também instalou uma tenda para ensinar crianças e adultos a andarem de bicicleta.
- Foi uma ideia espetacular. Esperamos estar em todas as edições das Ruas de Lazer - disse o engenheiro Vicente Sacramento, fundador da Bike Anjo VR.
O trânsito foi interrompido num trecho de 1,1 km da Radial Leste. Porém, segundo a Guarda Municipal, não houve nenhum transtorno.
- Colocamos guardas municipais para orientar os motoristas e não houve nenhum transtorno, como engarrafamento - afirmou o comandante da Guarda Municipal, Paulo Dalboni.