(Fotos: Divulgação)
Produtos serão vendidos na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro, das 8h ao meio-dia
O Sebrae/RJ e a Prefeitura de Angra dos Reis inauguram, neste sábado, 1° de julho, a Feira Orgânica e Cultural, que acontecerá na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro, das 8h ao meio-dia. A feira terá a participação de 28 agricultores familiares da cidade, que levarão produtos orgânicos para serem comercializados no local e acontecerá todos os sábados, no mesmo horário. Trata-se da primeira feira de produtores orgânicos implantada no município.
Os agricultores participam do projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) e do Programa de Fortalecimento da Cadeia de Orgânicos, ambos desenvolvidos pelo Sebrae/RJ em Angra com apoio da prefeitura. Além de frutas, verduras e legumes orgânicos - produzidos de forma sustentável sem a utilização de agrotóxicos ou fertilizantes químicos - a feira terá artesanato das comunidades indígenas e quilombolas da cidade e também da Associação Arte dos Reis. Terá, também, venda de produtos naturais industrializados, como itens sem glúten e sem lactose, por exemplo.
O coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, ressalta que a feira vai tornar os orgânicos mais acessíveis à população, aproximando os produtores dos consumidores.
- Além de capacitar os agricultores com foco na produção sustentável, nosso objetivo sempre foi ampliar os mercados para escoamento dos produtos. A feira estabelece um ponto para venda direta à comunidade. A partir de agora, todos os sábados, os moradores poderão comprar produtos fresquinhos, devidamente certificados como orgânicos - afirma.
O secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira, concorda:
- Esta feira é fundamental para fechar o ciclo de produção. É o local onde o produtor poderá efetivamente apresentar o resultado do seu trabalho e comercializar o seu produto no mercado interno. Vamos gerar renda para os agricultores e também ofertar produtos de qualidade. Será, sem dúvida, um marco para Angra dos Reis.